212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Professores do projeto “Cultura Aberta”  em encontro inicial de ano letivo 2019-2020

10

SETEMBRO, 2019

Cultura Aberta

Residência Nossa Senhora Esperança

Formação

 

 

“Um sorriso, uma esferográfica e boa disposição”…

Foi com este pedido que convocámos os professores do projeto “Cultura Aberta”  (Centro de Convívio do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro) para o Primeiro Encontro de Monitores deste ano 2019-2020, realizado na Residência Nossa Senhora da Esperança a 10 de setembro.

No início de cada ano letivo, e com energia renovada pelas férias, o tempo de planificar os próximos 10 meses é fundamental para o sucesso de todas as disciplinas propostas o ano letivo 2019-2020 da “Cultura Aberta”. O encontro de todos os monitores num mesmo momento e espaço nem sempre é fácil, e por essa razão foi dinamizada esta sessão que contou com a presença de 18 monitores, da Equipa responsável por este projeto e do Presidente da nossa Instituição.

O Padre José Pinheiro, que deu as boas vindas, recordou o papel fulcral de cada um dos presentes na dinâmica deste projeto e da própria Instituição “A Cultura Aberta é um local onde se realizam sonhos… e vocês (os monitores) são quem potencia cada pessoa/aluno a concretiza-los!”. O nosso Presidente aborda ainda a pertinência da introdução (em cada uma das disciplinas a lecionar) do novo Projeto Educativo e Social da Instituição “Cuidar da Casa Comum, Por uma Ecologia Integral” (baseada na Encíclica do Papa Francisco – Laudato Si), como forma de integrar aquela que é a orientação de trabalho para o próximo triénio nesta Instituição. Este será também um novo desafio para cada um dos monitores!

A realização de uma dinâmica de grupo proporcionou, de seguida, múltiplas partilhas entre os presentes, que assim ficaram a conhecer-se um pouco melhor, apesar do nosso grupo de monitores contar apenas com seis novos professores. A partir deste momento, foi tempo de questionar, organizar e propor novas ideias, de forma a potenciar o próximo ano letivo utilizando linhas condutoras comuns.

Por fim, um lanche oferecido pela Instituição selou este encontro. Um pequeno gesto que mostra logo desde o início do ano letivo, o agradecimento que temos por cada um destes voluntário, que semanalmente oferecem um pouco de si e do seu conhecimento em prol do bem-estar dos seus alunos e mantêm acesa a vida que queremos sentir diariamente na Residência Nossa Senhora da Esperança.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This