212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

O Centro de Acolhimento Temporário “Regaço Materno” festeja o seu 20º aniversário

3

MAIO, 2018

Instituição
Infância
Regaço Materno

No passado dia 27 de abril, festejámos os 20 anos do Centro de Acolhimento Temporário “Regaço Materno” através de um pequeno convívio que juntou várias personalidades envolvidas com a casa desde a sua criação até aos dias de hoje.

Dirigentes, técnicas, voluntários, trabalhadores e amigos da casa estiveram presentes neste aniversário que simbolizou um momento importante, tanto para o “Regaço Materno”, como para a própria Instituição que desde 1998 dispõe desta resposta social para crianças desprotegidas.

No dia 28 de abril de 1998, após encerramento do Lar de Canãa, 13 crianças em situação de risco dos 0 aos 12 anos foram acolhidas no “Regaço Materno”, as primeiras crianças da casa. Desde então, anos após ano, chegam até nós crianças em situações de risco social (negligências, maus tratos, abusos sexuais ou abandono) a precisar de serem acolhidas e, sobretudo, de carinho, afeto e cuidados. Esta tem sido a missão do “Regaço Materno” desde o seu surgimento até agora: cuidar destas crianças com todo o amor e dedicação.

Neste aniversário, relembrámos essa mesma missão e a história desta casa que tem sido um lar para muitas crianças. Em 20 anos de existência, cerca de 219 crianças passaram pelo “Regaço Materno… muitas regressaram às famílias biológicas, outras transferidas para outras Instituições (após os 12 anos) e algumas viveram casos de adoção.

Na cerimónia comemorativa, marcaram presença o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, a Diretora da Segurança Social, Dra. Natividade Coelho, e em representação da Câmara Municipal de Almada, a Vereadora de Ação e Intervenção Social, Dra. Teodolinda Silveira.

Após uma visita à casa, os convidados tiveram a oportunidade de ver uma exposição fotográfica que retratou não só os grupos de crianças, profissionais e voluntários, mas também momentos marcantes e do dia-a-dia deste espaço. Foi ainda visualizado um pequeno vídeo dando a conhecer a história deste Centro de Acolhimento através do testemunho de ex-técnicos, trabalhadores, voluntários da casa e de uma ex-utente.

O Presidente da Instituição, Padre José Pinheiro, assim como, os convidados acima referidos tiveram ainda a oportunidade de expressar a sua opinião sobre o trabalho realizado no Regaço, enfatizando a importância que este tipo de espaços e colaboradores têm ao nível dos projetos de vida destas crianças. Nas palavras do Padre José Pinheiro, este foi um projeto que a Instituição abraçou que era urgente e necessário para a comunidade e que, tal como há 20 anos atrás, continua a existir a preocupação de respondermos às necessidades da comunidade. Nesse sentido, o Presidente da Instituição afirmou ainda que «estamos numa altura de mudanças» e com novos projetos, na área sénior com a construção da futura Residência para idosos, mas também na área da deficiência. Falou também nos desafios enfrentados atualmente pela nossa Instituição com a abertura de novas salas de pré-escolar, nos agrupamentos de escolas, que nos leva a reequacionar a organização de equipamentos de infância e, ao mesmo tempo, a analisar novas respostas sociais necessárias como é o caso da área da deficiência.

No final da cerimónia, juntamente com algumas crianças do Regaço, cantaram-se os parabéns. A cerimónia terminou com um momento de animação proporcionado pelo grupo de percussão “Porbatuka” e convívio entre todos os presentes.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This