20 anos da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Parabéns à Comunidade

MAIO, 2018

Igreja
Almada

No âmbito do 20º aniversário da edificação da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, vimos neste mês apresentar um dos documentos redigidos pelo Sr. Pe. Ricardo Gameiro sobre a génese desta obra, que este registou para fazer “memória” às gerações vindouras, como bom “arquivista” que era e homem ligado à História. Este documento pertencente ao acervo documental da Paróquia da Cova da Piedade foi intitulado de: “Anotações sobre a Inauguração da Igreja Nova e Historial da sua Construção”.

As datas históricas mais marcantes do processo de construção da Igreja de Fátima, desde 1982 até 1998

Neste documento há uma cronologia delineando as principais datas históricas relativas à construção da nova Igreja e do Centro Comunitário, entre as quais, se destacam as seguintes datas: no ano de 1982 é feito o primeiro anúncio, à comunidade paroquial, da intenção da construção de uma nova Igreja, no Loteamento da Quinta de S. Simão, terrenos cedidos pela família Costeira e família Almeida; entre os anos de 1983 e 1984 realizam-se os restauros da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, sede da Paróquia; no ano de 1985 faz-se a mobilização de angariação de fundos para a construção da nova Igreja e do Centro Comunitário; a 13 de setembro de 1993, a Câmara Municipal de Almada entrega o documento de doação do terreno para a construção da nova Igreja e do Centro Comunitário.

A 22 de maio de 1993 ocorre a primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Cova da Piedade e, consequentemente, o Conselho Pastoral Paroquial escolhe-a como a Padroeira da futura Igreja; em maio, do ano seguinte, é então celebrada uma missa campal no terreno da nova Igreja.

Em 1995 ocorre, finalmente, a aprovação do projeto e da candidatura da obra ao PIDDAC/95, assim como o apoio financeiro do FEDER. A 2 de julho de 1996 faz-se a bênção da 1ª pedra e missa campal celebrada pelo Bispo de Setúbal. Ainda nesse ano, ocorre a assinatura do contrato para a construção da nova Igreja e Centro Comunitário entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade e a Soenvil.

“O sonho torna-se realidade” – concretização da obra e momento da sua inauguração

Entre 1996 e 1997 a obra decorreu dentro dos prazos definidos e, finalmente, a 3 de maio de 1998, depois de um longo caminho de doze anos, sempre pautado pela esperança, o sonho torna-se realidade e é consumada a inauguração, bênção e dedicação da Nova Igreja – a Nossa Senhora de Fátima, num cerimonial litúrgico presidido pelo Bispo de Setúbal. Esta cerimónia contou, para além de todo o povo cristão piedense, com a presença de inúmeros membros do Clero da Diocese de Setúbal, do Reitor do Santuário Mariano e de várias individualidades, como o Secretário de Estado da Administração Local, o Governador Civil de Setúbal, a Presidente da Câmara Municipal de Almada e os outros representantes de diversas Entidades oficiais.

Este projeto de arquitetura religiosa, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, esteve a cargo dos arquitetos Fernando Ziegler e Eugénia Silveira, assim como da escultora Tereza Frazão, a execução das imagens sacras e vitrais. Quanto à decoração interior foi confiada a Ana Luísa Caixas e ao Pe. Jorge Filipe Cabral que “viveram de forma muito especial a epopeia maravilhosa desta linda Igreja” como referiu o Sr. Padre Ricardo no seu discurso de agradecimento aquando da inauguração deste templo. Terminando, com estas palavras a sua homilía “Sentimos que construímos uma Igreja que é a morada de Deus e uma digna habitação para os homens”.

Alexandra Figueiredo,

Centro Documentação das Instituições Religiosas e da Família