212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt
2017 foi um ano em permanente Diálogo com a Comunidade
4
JANEIRO, 2018

Instituição
Comunidade

O nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro centraliza a sua missão na defesa da dignidade humana, promovendo respostas sociais que visam o crescimento e promoção de cada indivíduo através de valores cristãos, éticos, na igualdade e na solidariedade.

Ao longo do 2017 desenvolvemos e participámos em várias iniciativas que procuraram concretizar essa mesma missão, não só através das nossas respostas sociais diretas, mas também no contacto com diversas entidades civis, religiosas e políticas, desenvolvendo-se assim o diálogo inter-geracional, o diálogo inter-religioso e o diálogo com a sociedade civil entre a nossa Instituição e a comunidade.

As nossas crianças e idosos

A relação inter-geracional entre utentes 

A nossa intervenção social assenta em duas grandes áreas, Infância e Sénior, sendo nesta existência que procuramos criar uma relação inter-geracional entre todos os utentes, promovendo atividades nas quais estas gerações possam contactar e partilhar experiências mútuas. Destas destacamos a participação no Projeto “Sorrisos Mágicos”, em fevereiro, do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através da realização de cabeleiras cuidadosamente tricotadas pelas tricotadeiras da “CulturaAberta”. Ainda sobre o diálogo inter-geracional recordamos também o dia 26 de julho – O Dia do Avós, com a realização de atividades e visitas entre as crianças dos Equipamentos de Infância e os utentes seniores. Toda esta convivência foi acontecendo em vários momentos do ano, não só nas datas referidas, como no mês do idoso, nas diversas atividades do Centro de Convívio “CulturAberta” e nos vários Equipamentos da Instituição.

A par desta relação geracional, apostamos igualmente no apoio ao nível do crescimento e experiência profissional, ao recebermos estágios académicos (de nível secundário e superior) em ambas as áreas.

I Semana Social de Almada

A relação com entidades políticas e civis 

Para o correto cumprimento da nossa missão enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) temos de estar em permanente diálogo com a sociedade civil para melhor compreendermos e respondermos às necessidades da nossa comunidade. Foi o que aconteceu em 2017… foram inúmeras as atividades e iniciativas de diversas entidades, das quais fizemos parte integrante, direta ou indiretamente, sobretudo da Câmara Municipal de Almada (CMA). Relembramos a nossa participação, durante o mês de junho, na I Semana Social de Almada, para divulgarmos o nosso trabalho e boas práticas diárias.

Visita da Vereadora do Urbanismo à nossa Instituição
Parque Luísa Sigeia após obras de Requalificação Urbanística

A visita da nova Vereadora do Urbanismo da C.M.A., Francisca Parreira, às nossas Residências Séniores marcou um dos momentos de 2017. A nossa Instituição tem desenvolvido um trabalho fundamental na área da intervenção social no Concelho de Almada e procurado dar resposta às carências existentes nesta área junto da comunidade. Após esta visita, foi dada continuidade ao projeto do anterior executivo da Câmara para as obras de requalificação do espaço urbanístico no Parque Luísa Sigeia, na Cova da Piedade, junto à Casa de São Paulo. A conclusão destas obras será certamente uma mais-valia para a comunidade local.

Outras iniciativas permitiram o nosso contacto mais próximo com a Câmara Municipal de Almada, como a nossa participação nos vários workshop’s promovidos pela Autarquia, entre eles, o workshop realizado no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na Biblioteca José Saramago, em novembro. A nossa Instituição esteve presente como uma das IPSS’S convidadas a participar neste encontro que teve como objetivo a apresentação de projetos e partilha de ideias relacionadas com a área da deficiência.

Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade
Na cidade de Almada, o nome da nossa Instituição também se encontrou presente em diversos eventos. Em 2017 voltámos a marcar presença nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade, uma comemoração que já faz parte das tradições da freguesia e paróquia da Cova da Piedade e que fazemos questão de participar todos os anos, divulgando à comunidade parte do trabalho que nos caracteriza. O apelo ao espirito solidário foi o nosso objetivo ao sermos um dos tutores da “Chama da Solidariedade” no Concelho de Almada, uma iniciativa da UDIPSS e da CNIS, com o objetivo das IPSS’S do Distrito de Setúbal promoverem a solidariedade humana, junto da comunidade.
Entrega da Chama da Solidariedade
Passagem da Chama da Solidariedade à AIPICA

Participámos diretamente em fóruns sociais, nos quais foram discutidos temas relacionados com empregabilidade, sustentabilidade e educação – “Encontro das IPSS’S na Diocese do Algarve sobre Sustentabilidade”; “III Fórum Temático – Encontro de Empregabilidade em Almada”; “Partilha de Experiências sobre Educação Pré-Escolar nas IPSS’S de Almada”; entre outros. Além da nossa participação em debates organizados por outras entidades, a nossa Instituição dinamizou workshop’s destinados à comunidade. “Como mobilizar as empresas para projetos sociais?” foi uma das palestras organizadas, em parceria com o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, com o objetivo de capacitar as associações na mobilização de recursos através do relacionamento com empresas, assim como, o “Workshop de Empreendedorismo e Sustentabilidade de Negócio” dinamizado pelo nosso Gabinete de Inserção Profissional.

Apresentação de Projetos na área da Deficiência
Encontro Fórum de Partilha das IPSS’S

Festa da Comunidade

Aniversário Grupo AccorHotels

A nossa abertura à comunidade aconteceu ainda em junho, ao celebrarmos mais um Dia da Comunidade na iniciativa “Obrigada a quem se dedica de coração” desta vez, em homenagem aos profissionais de saúde. As crianças dos Equipamentos de Infância apresentaram os seus trabalhos numa exposição subordinada ao tema “Educar para a Saúde”, os nossos técnicos de saúde (fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionista) realizaram rastreios e foram ainda homenageados através de uma celebração Eucarística.

Um outro momento igualmente importante no nosso contacto com outras entidades foi o convite que o Hotel “Mercure Lisboa Almada” nos fez no âmbito das comemorações do 50º aniversário do grupo “AccorHotels”, para o qual algumas crianças da nossa Instituição foram especialmente convidadas. Além de esta ter sido uma iniciativa aberta à comunidade local, o convite surgiu da relação de amizade entre o Presidente da nossa Instituição com os responsáveis da Comunidade Islâmica Sul do Tejo, no Laranjeiro.

Almoço com a Comunidade Islâmica

A abertura ao diálogo entre religiões

Ao longo do ano, que agora terminou, foram vários os momentos em que a nossa Instituição estabeleceu diálogo com outras religiões «é muito importante nós afirmarmos, em todos os momentos, que estamos abertos a todos os que precisam independentemente da religião, da raça, da nacionalidade… todos são bem-vindos à nossa Instituição» referiu o nosso presidente Padre José Pinheiro que, através da sua amizade com a Comunidade Islâmica Sul do Tejo, tem ajudado a aproximar religiões e as suas comunidades, afirmando ser para nós importante e um objetivo o diálogo inter-religioso.

“…é muito importante nós afirmarmos, em todos os momentos, que estamos abertos a todos os que precisam independentemente da religião, da raça, da nacionalidade… todos são bem-vindos à nossa Instituição”

Um exemplo desta proximidade foi a nossa participação no almoço solidário promovido, em dezembro, pela Comunidade Islâmica Sul do Tejo que juntou muçulmanos e católicos numa ação de solidariedade destinada às pessoas mais carenciadas da comunidade local do Laranjeiro. Este foi um dos encontros que ajudou a promover o diálogo inter-religioso entre a nossa Instituição e outras entidades, cultivando o respeito mútuo entre diferentes religiões.

«Amar é construir para os outros!» esta é a grande filosofia da nossa Instituição, tendo sido 2017 mais um ano de construção e de servir aos outros, em que focámos a nossa missão no diálogo aberto com a comunidade e para a comunidade.

A Direcção e os colaboradores do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro desejam a todos um Bom Ano 2018!

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?


Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição
O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.
Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This