212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

O 3º ano da Escola Básica Marco Cabaço de visita à Residência Nossa Senhora da Esperança

2

MAIO, 2019

Residência Nsa. Sra. Esperança
Instituição
Comunidade
Intergeracionalidade 
Seniores

Uma casa cheia de vida, é um lugar onde o tempo vai mudando à medida dos desejos e dos interesses dos seus residentes e seus amigos.

Na nossa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Residência Nossa Senhora da Esperança, todas as iniciativas e intercâmbios são bem-vindos e tivemos esta semana um momento especial com a visita do grupo escolar de 3º ano da Escola Básica Marco Cabaço, do Agrupamento Daniel Sampaio. Mais de 20 crianças desta turma, acompanhados pela professora titular Professora Custódia, pelo professor de Educação Moral e Religiosa, Professor José Teixeira e pela coordenadora de escola, Professora Alda Madeira, passaram uma manhã animada e repleta de partilhas com os nossos residentes e utentes de Centro de Dia.

Derivando de um projeto escolar deste grupo, que visa o desenvolvimento de conteúdos como promoção da leitura e escrita, educação para a cidadania e história da nossa comunidade, as crianças passaram a manhã de 2 de maio na companhia dos nossos utentes. Com blocos de notas e  guiões previamente preparados, procuraram descobrir aspetos da vida dos séniores ali presentes, as suas memórias e os seus interesses. A estas informações, foram ainda partilhados elogios e mimos entre ambas as partes, assim como pequenos jogos que as crianças traziam preparados para nos desafiar: adivinhas, lengas lengas ou até curtas histórias escritas pelas próprias.

Destas histórias partilhadas, destacou-se a de João, um dos alunos que revisitou neste dia um espaço que faz parte da sua história pessoal…

Na chegada, cumprimenta-nos com um largo sorriso nos lábios e uma foto impressa nas mãos… Nela figuram os seus bisavós, Abel e Elisa Seixas que foram nossos residentes há alguns anos atrás. Para nós, foi importante perceber a importância dos bisavós na vida de João assim como a realidade da Residencia Nossa Senhora da Esperança na vida daquela família… Juntamente com a foto, foram recordados pequenos momentos vividos pelo João no nosso espaço aquando das visitas aos seus familiares.   

Para deleite das nossas visitas, foi ainda realizado um lanche matinal com todos os presentes.

Ao fim da manhã, restam-nos as memórias dos momentos de confraternização e de descoberta mútua sobre a vivência e interesses de crianças e séniores.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This