212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

A nossa Caminhada Quaresmal 2019

17

ABRIL, 2019

Encontros Formativos
Caminhada Quaresmal
Instituição
Comunidade
Paróquia

No âmbito da Caminhada Quaresmal de 2019, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro solicitou três convidados a exporem, em palestras abertas à comunidade, a temática: ‘As tentações de Jesus no Deserto’.

Otília Oliveira, professora na Escola Secundária António Gedeão, foi a nossa primeira convidada a discursar, apresentando a primeira tentação de Jesus, a ‘Abundância’. “Jesus fez-se homem no meio de nós” e nada seria mais humano que a fome após quarenta dias e noites em jejum, o que levou o Diabo (um especialista em debilidades humanas) a tentar Jesus com a seguinte ordem: “Se tu és o Filho de Deus, ordena que essas pedras se convertam em pão”.

A professora Otília aprofundou o tema, relacionando-o com ocorrências da sua vida, demonstrando como a tentação da multiplicação dos pães se iguala aos momentos de tragédia, onde os menos afortunados, são muitas vezes, os que apresentam maior capacidade de partilha, sendo que cada Homem deve: “Respeitar o pão como uma dádiva e não um direito”.

Em conjunto com poemas de Miguel Torga e uma oração de perdão, a professora Otília Oliveira finaliza a sua apresentação com um apelo à solidariedade e compaixão entre irmãos.

No dia 4 de abril, seguiu-se a segunda tentação: o ‘Prestígio’.

“A nossa vida é uma Quaresma”, afirmou Padre Afonso, o nosso segundo orador. As nossas vidas estão em constante tentação como os quarenta dias e noites que Jesus passou no deserto, e deveremos seguir o Seu exemplo quando nos encontramos perante obstáculos. A segunda tentação pode ser interpretada como abuso de poder, colocar alguém ou até nos próprios em ‘pedestais’, acima de outros devido ao nosso estatuto na sociedade. Utilizando a história do aniversário de Herodes, também conhecida como a decapitação de São João Baptista, é exemplificado como o poder superficial é perigoso para o Homem por o conduzir a realizar crueldades com o objetivo de conquistar os seus pares.

Devemos sim, ser humildes e modestos para com todos, não nos deixarmos cegar por elogios e ter em mente que em cada um de nós “está Jesus Cristo”. O Padre Afonso ironiza mesmo que, para um padre, é importante não cegar-se por elogios.

De seguida, fomos convidados a partilhar os nossos pensamentos e fé perante a temática desta semana, o que resultou num momento acolhedor entre todos. Terminando esta sessão como começou, foi cantado em união (dirigido pelo Padre Afonso) o salmo: ‘Jesus Cristo me deixou inquieto’.

Segue assim a última tentação, o ‘Poder’, apresentada pelo professor Eugénio da Fonseca, presidente da Caritas Nacional.

‘Poder’ é um tópico crucial no nosso dia-a-dia, ao ser uma “tentação inata” do ser humano. Para que existisse uma melhor compreensão do que o termo ‘poder’ engloba, recorreu-se à sua origem: “Possum”. Provindo do latim, a sua tradução para português é ‘ ser capaz de (…) ‘ e é com esta base que foi interpretada esta final tentação de Jesus.

‘Poder’ não deve ser entendido apenas como a possibilidade de comandar; é necessário existir uma fundamentação por detrás da autoridade, tanto como um equilíbrio entre ambos os lados (Ex: o ‘chefe’ e o ‘trabalhador’). Quem possui poder deve demonstrar-se capaz e disponível a ajudar quem está a cumprir as suas ordens.

O professor Eugénio utilizou duas histórias bíblicas que exemplificam como o poder pode ser malicioso: em Adão e Eva, esta é seduzida pela promessa de poder pela via do conhecimento ao morder a maçã; e em Caim e Abel onde o poder leva ao assassinato de um irmão pelas mãos do outro.

Finalizando a sua apresentação, o professor Eugénio declara que o amor e a compaixão são os dois elementos principais que devemos carregar connosco nas nossas vidas face estas tentações e obstáculos.

E desta forma finalizámos as palestras da Caminha Quaresmal de 2019, baseadas na temática das ‘Tentações de Jesus no deserto’. A Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro agradece aos nossos três oradores, a professora Otília Oliveira, o Padre Afonso Liberal e o professor Eugénio da Fonseca, pela sua presença e disponibilidade e a todos os que puderam estar presentes.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This