212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

A viagem com o “Principezinho” continua, mais um ano letivo, com muita criatividade

27

SETEMBRO, 2018

Infância
PESI
Equipamentos
Criatividade
Atividades

A obra de Antoine de Saint-Exupéry “O Principezinho” continua, neste ano letivo 2018-2019, a servir de inspiração para a realização das atividades nos Equipamentos de Infância, desta vez, sobre o capítulo da ovelha e a caixa. Este será o último ano que o clássico da literatura infantil servirá de base para o desenvolvimento do Projeto Educativo e Social da Instituição (PESI).

O PESI foi apresentado por todas as equipas pedagógicas com o objetivo de dar a conhecer aos pais o tema do projeto, transversal a todos os Equipamentos de Infância. Exposições, peças de teatro, vídeos… foram várias as atividades que permitiram a aproximação das famílias à comunidade pedagógica, onde a palavra CRIATIVIDADE ganhou especial destaque em todas as apresentações.

O equipamento Creche e Jardim de Infância da Ramalha foi o primeiro a apresentar o projeto e a equipa às famílias. A coordenadora pedagógica Patrícia Ramos realizou a apresentação e, em entrevista, falou-nos sobre os objetivos deste equipamento para o Plano Anual de Atividades (PAA) que passam, sobretudo, por promover a criatividade das crianças e envolver as famílias “continuar o trabalho dos dois últimos anos, realizando atividades em contexto de sala que promovam a criatividade das crianças e uma estreita relação com as famílias”. Sendo este o último ano da temática “O Principezinho”, a coordenadora pedagógica considerou importante a utilização da obra no desenvolvimento dos valores e na aproximação criada com as famílias “porque acabou por lhes lembrar da infância deles”.

Assim como na Ramalha, também no Centro Comunitário a equipa pedagógica preparou uma pequena dramatização relacionada com a obra. Além desta atividade, os pais tiveram oportunidade de assistir a um vídeo das crianças de creche e pré-escolar e de observarem os trabalhos manuais dos mais pequenos através de uma exposição. A mãe Ana Queirós deu-nos a sua opinião em relação a este tipo de apresentações que considera bastante úteis por ajudarem a “envolver as crianças com os pais e dar um sentido ao ano letivo que vai decorrer… é muito bom e estou bastante satisfeita com a atividade”. Sobre a obra para o desenvolvimento do projeto Educativo e Social (PESI), o pai Ricardo Bábau achou importante pela transmissão dos valores da “partilha, descoberta e criatividade” que a mesma incentiva.

O teatro estendeu-se igualmente ao equipamento do Bairro, onde “O Principezinho” esteve mais uma vez representado. Com muita criatividade foi também apresentada uma exposição com caixas decoradas pelas crianças e suas famílias. A apresentação terminou com um lanche saboroso para todos.

A última apresentação decorreu no Centro Comunitário Renascer, onde foi explicado o projeto PESI aos pais que, no final, foram desafiados a participar num trabalho coletivo. Todos juntos, divididos por grupos, criaram caixas muito criativas e divertidas, proporcionando o convívio, a partilha e união entre todos. Os pais mostraram-se satisfeitos e, principalmente, muito surpresos com a atividade “estou surpresa porque não nos conhecemos e é sempre bom haver esta facilidade de contacto, para nós e para as crianças” referiu a mãe Sofia Mendes. Uma dinâmica que permitiu conhecerem-se melhor, pais, crianças e equipa pedagógica “é bom porque acabámos por conhecer os outros pais, saber com quem os nossos filhos estão, com o grupo de amigos com quem eles convivem” afirmou a mãe Cátia Silva.

Foi com CRIATIVIDADE que as equipas pedagógicas dos vários equipamentos de Infância apresentaram o Projeto Educativo e Social da Instituição (PESI) e acolheram as famílias, deixando o compromisso de continuarem a desenvolver esta competência e de envolverem os pais com a comunidade pedagógica ao longo de todo o ano letivo.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This