212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Comunicado da Direção: Obrigado aos nossos trabalhadores (heróis) do Centro Paroquial e médicos voluntários

20

MARÇO, 2020

Infância
Sénior
Comunidade
Instituição
Covid19

É com verdadeiro amor que o nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro contínua de pé, a cumprir hoje com muita coragem a sua Missão, em plena pandemia.

Quando vemos e lemos as notícias parece que todos se esquecem das IPSS, nomeadamente dos Lares de Idosos e do Serviço de Apoio ao Domicilio, dedicados 24h aos mais idosos e aos doentes da nossa Comunidade. Estas respostas continuam abertas graças a centenas trabalhadores que, verdadeiros “heróis escondidos”, estão na primeira linha da prevenção no combate a esta terrível pandemia.

É sempre difícil viver uma crise, uma vez que nos desinstala das rotinas e tantas vezes de um certo comodismo. Numa instituição social não se pode hesitar, está em causa a vida de pessoas, exigindo de nós respostas rápidas e concretas, pondo à prova a nossa capacidade de servir com amor perante o desafio da mudança e de adaptação ao novo contexto. Mas uma crise é também capaz de revelar o que de melhor há em cada um de nós.

O Centro Paroquial, nestes dias encerrou 6 respostas sociais: 4 de infância e 2 sénior (Cultura Aberta e Centro de Dia). Alguns trabalhadores, tanto da área da infância como dos seniores, tiveram que ficar em casa com os filhos menores. Foi por isso necessário refazer as equipas das 2 residências sénior (Nossa Senhora da Esperança e Casa de São Paulo) e do Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD). Muitos trabalhadores da área da infância (os que tinham perfil), com muita generosidade, aceitaram ajudar os colegas da área sénior, garantindo assim o reforço das equipas tão necessário neste momento tão difícil para os nossos utentes idosos, privados que estão de receber as visitas dos familiares. Tudo isto possível graças ao trabalho incansável da equipa de Direção de Recursos Humanos.

Os restantes trabalhadores dos equipamentos de infância, que não estão a ajudar as respostas para os seniores, continuam a trabalhar, com muita criatividade, em conteúdos que possam ser disponibilizados às famílias durante este tempo de quarentena, via internet.

A nossa Instituição surgiu há quase 50 anos, na Cova da Piedade, em Almada, num tempo de profunda crise política e social. Foi fruto de uma resposta consertada da nossa Comunidade da Cova da Piedade. Ao longo de todos estes anos nunca deixámos de servir com entusiasmo e teimosia, criando respostas sociais inovadoras e sustentáveis capazes de transformar e mudar as vidas daqueles que nos são confiados.

Queremos partilhar estas bonitas imagens que falam por si. Nestes dias de grande provação é com este espírito de dedicação que servimos no nosso Centro Paroquial respeitando um fortíssimo protocolo de segurança.

Em nome da Direção do Centro quero agradecer a todos estes amigos trabalhadores por nos inspirarem com a sua atitude determinada, sinal de esperança para todos nós, nesta hora de tantas dúvidas e incertezas. OBRIGADO!

O Presidente da Direção,

Pe. José Pinheiro

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This