Animação, alegria e solidariedade fizeram o nosso Convívio de São Martinho

S.Martinho
Convívio
Equipamento

No passado dia 11 de Novembro, dia de São Martinho, realizou-se na Residência Nossa Senhora da Esperança o nosso Convívio de São Martinho. Amigos, associados e colaboradores da nossa Instituição juntaram-se para ser comemorado este dia de tradição e juntos contribuírem para a angariação de fundos da futura Residência Nossa Senhora da Piedade.

Esta foi a primeira festa, o primeiro passo a ser dado no caminho que se procura percorrer de solidariedade para que, juntos, se consiga construir esta obra que será a terceira residência para idosos da nossa Instituição. Neste convívio de São Martinho contámos assim com a participação e ajuda de toda a comunidade, muitos foram aqueles que quiseram fazer parte desta festa que teve como atração principal o porco assado no espeto, oferecido à nossa Instituição, e que fez as delícias dos convidados. Para além desta atração, houve todo o envolvimento da equipa de colaboradoras da nossa “casa” que, de forma voluntária e dedicada, contribuíram para a realização desta iniciativa através das ofertas dispensadas, como os bolos, as doações para a quermesse e todo o trabalho que realizaram.

Após o almoço, o convívio continuou e a tarde foi passada com a atuação musical da Tuna Sol e Dó que animou os presentes, assim como as fotografias interativas que foram tiradas e vão certamente servir de recordação desta festa. As castanhas e a jeropiga aqueceram a tarde dos nossos convidados que contaram ainda com um momento divertido de dança para os animar.

O valor monetário dos bilhetes, bem como todas as vendas conseguidas, revertem a favor da futura residência Nossa Senhora da Piedade, tendo-se angariado cerca de 4.000€, na totalidade, com esta iniciativa.

O projeto da nova residência do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, situado na Rua Ferrer, na Romeira, encontra-se em fase de apreciação de um “Pedido de Informação Prévia”.

Já tiveram lugar várias reuniões técnicas com a Câmara Municipal de Almada, nomeadamente entre o Departamento de Urbanismo, a Direção do Centro Paroquial e o Arquiteto Eduardo Porfírio, autor do projeto.

Relativamente ao índice de construção e às volumetrias permitidas para aquele tipo de projeto naquela localização não se levantam questões relevantes. Aguardamos que a Câmara autorize a cedência de três edifícios em adiantado estado de ruína, que pertenciam ao Palácio Gomes e que este projeto prevê integrá-los: a antiga Adega, a Casa do Gerador e a Garagem do Palácio, por detrás da Igreja Matriz.

A nossa proposta à Câmara passa por reabilitar estes edifícios abandonados e devolvê-los assim à Cidade de Almada, como património histórico, artístico e cultural que não podemos de modo algum perder.

Este foi assim o primeiro contributo de toda a comunidade para o avanço desta obra pela qual já se espera ansiosamente. A nossa Instituição agradece o apoio de todos aqueles que contribuíram para esta iniciativa, obrigada!