212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Assim se canta o fado – Apresentação dos alunos da Cultura Aberta

  

22

MAIO, 2019

Cultura Aberta
Fados
Noite Fados
Comunidade
Instituição

O projeto “CulturAberta” desenvolve ao longo do ano letivo atividades diversas que visam o desenvolvimento das capacidades e interesses dos seus participantes. Há 10 anos que o fado faz parte deste projeto, sempre guiado pelo professor António Cruz que mais um ano preparou e capacitou o seu grupo.

Deste núcleo de pessoas fazem parte diferentes vivências pessoais com o fado. Participam não só os que já tinham contacto com esta arte e que procuram aqui um veículo para a aperfeiçoar, como também pessoas que nunca o tinham cantado e que desabrocharam aqui o seu dom.

A 22 de maio foi realizada na Residência Nossa Senhora da Esperança a apresentação final desta atividade. Com abertura dada por Tânia Custódio, responsável do projeto “Cultura Aberta”, seguiram-se as boas vindas e agradecimentos pelo Presidente da Instituição, Pe José Pinheiro.

Com cerca de 130 pessoas presentes, entre familiares dos participantes e amigos da Instituição, a sala manteve um espírito animado durante o repasto que precedeu a apresentação.

Seguiram-se 17 fados apresentados pelos alunos fadistas e pelo mentor do grupo (que entoou 3 fados), sempre acompanhados pela guitarra portuguesa de Manuel Gonçalves e viola de João Costa. Os músicos cantaram fados conhecidos do público que muitas vezes os acompanhou a trautear a melodia.

Com maior ou menor experiência, o que se ressalvou nesta iniciativa foi o espirito de grupo, o amor pelo próximo e a dádiva de se entregarem ao outro sem filtros nem tabus.

Ao longo da apresentação foram inseridos outros momentos, como a declamação de dois poemas de autoria própria pelo professor Francisco Balsinha, ou o convite a um antigo aluno desta atividade para cantar um fado.

Mais uma vez, este tipo de iniciativas só é possível através do voluntariado dos trabalhadores da Instituição que desde o preparar da refeição, servi-la ou dar apoio em sala, permitem a continuidade deste tipo de momentos que muito aprazem a todos, e que fomentam o espirito de grupo que pretendemos manter no projeto “Cultura aberta”.

O fado, Património Cultural e Imaterial da Humanidade desde 2011 é assim feito… Evoca sentimentos fortes como saudade, destino, dor, amor, sempre na presença de amigos e pessoas que com ele se identificam!

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This