212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Pais reúnem-se nos Equipamentos de Infância para conhecerem o novo Projeto da Instituição “Cuidar da Casa Comum, por uma ecologia integral”

30

SETEMBRO, 2019

Infância
Ramalha
Renascer
Comunitário
Bairro

A reunião de apresentação do Projeto Educativo e Social da Instituição é um momento marcante do início de ano letivo, que se repete há vários anos no nosso Plano Anual de Atividades. É onde, pela primeira vez, se reúnem pais e equipas pedagógicas, e no qual são apresentadas as premissas de trabalho do Equipamento e da Instituição para os próximos meses letivos.

No ano letivo que se iniciou há cerca de um mês, arrancou também um novo tema a ser trabalhado: “Cuidar da Casa Comum, por uma ecologia integral”. Esta temática foi apresentada aos pais e crianças em cada Equipamento, no decorrer da semana passada, através de sessões lúdicas, assim como de pequenas propostas de atividades.

O primeiro Equipamento foi o Centro Comunitário onde, a equipa apresentou o Projeto através da técnica de “teatro de sombras humanas” com conto “Floresta d´Água”. No final deixaram um desafio às famílias, que consistiu em comprometerem-se por escrito, num mural à entrada do Equipamento, sobre o que farão no presente e no futuro para cuidar melhor da nossa “Casa Comum”.

No Bairro, a apresentação foi iniciada pela Coordenadora Maria do Castelo que introduziu a temática antes da representação do livro “A rã dos três olhos”, tendo sido esta dinamizada por alguns elementos da Equipa pedagógica. Na continuidade, as famílias foram também convidadas a partilhar num mural coletivo algumas ideias de como defender o nosso planeta e ainda a saborear alguns vegetais frescos, apresentados como aperitivos, mostrando que a sustentabilidade do nosso mundo passa também pela nossa mesa: “Descasque mais, desembale menos!” foi o mote lançado aos presentes!

O terceiro Equipamento foi a Creche e JI da Ramalha, onde após a apresentação da Coordenadora Rita Martins e da Coordenadora Pedagógica Catarina Sabino, realizaram-se ateliers no exterior: criação de mural coletivo visando o compromisso das famílias na defesa do meio ambiente, e a execução personalizada, por cada família participante, de mascotes sobre o tema, utilizando para o efeito apenas materiais de desperdício. As mesmas foram expostas posteriormente no Equipamento.

A finalizar esta ronda de reuniões, a coordenadora Susana Sousa do Centro Comunitário Renascer efetuou a apresentação do PESI, no espaço exterior do Equipamento. Em seguida, convidou as famílias a participarem em três atividades sobre reciclagem, com vista a alertar os participantes para o papel fulcral de cada um como cidadãos consciente; para as novas formas de reutilização de materiais e para fomentar exemplos de uma cultura de sustentabilidade e de preservação.

Nos Equipamentos onde existem Atividades de Complemento Curricular foi ainda possível dar a conhecer alguns dos professores, assim como as suas propostas de trabalho, para o ano presente letivo.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This