212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Arraial de Santos Populares celebra o final de mais um ano letivo nas respostas sociais de infância

28

JUNHO, 2019

Infância
Arraial
Comunidade
Marchas Infantis
Final de Ano Letivo

Realizado anualmente, o Arraial e festa de encerramento das atividades das respostas sociais de infância aconteceu na passada sexta-feira 28 de junho. Habitualmente dedicado ao Santo Padroeiro de Almada, São João, este ano foi realizado em honra dos três Santos populares numa data distinta para não coincidir com o fim de semana prolongado e possibilitar que um maior número de famílias e crianças pudessem estar presentes.

O espaço, decorado para o efeito com grinaldas de flores e papelotes criava um ambiente alegre e repleto de cores, luzes e música que, juntamente com a mistura do fumo dos assadores, criou a atmosfera certa para uma noite de convívio e saudosismo ao ano que passou.

A festa iniciou pelas 19h00 e as famílias foram chegando progressivamente.

A grelha já estava aberta e os petiscos foram sendo servidos pelos trabalhadores que voluntariamente apoiaram a dinamização desta festa.

De salientar ainda, a generosa colaboração de vários dos nossos fornecedores diretos que apoiaram a nossa iniciativa conforme a sua possibilidade. 

O arraial foi formalmente aberto pelo Padre José Pinheiro, Presidente da Instituição que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância destes momentos de convívio na dinâmica da nossa Instituição, como um reflexo das relações que se estabelecem ao longo do ano letivo “… uma grande família que em comunhão e fraternidade se encontra para celebrar a vida”.

E porque é importante que a nossa Casa continue em crescimento, o Presidente recorda que estamos atualmente a reunir fundos para a construção de uma nova Residencia Sénior e para a abertura de um Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência (CAO).

Os valores arrecadados nesta noite terão como destino estes dois projetos.

Seguiu-se o momento mais aguardado, as apresentações das marchas de infância.

O espetáculo foi aberto pelas crianças de CATL do Bairro, que agrupadas por anos de escolaridade apresentaram uma pequena mostra da diversidade cultural do nosso país: uma marcha, um rancho folclórico, pauliteiros de Miranda e um momento de fado interpretado pelo grupo completo.

Seguiu-se a apresentação das salas de pré-escolar dos quatro Equipamentos que este ano desfilaram ao som da mesma marcha “São João Bonito”. Bairro, Comunitário, Renascer e Ramalha apresentaram as suas coreografias e indumentária colorida.

Foram ao todo 270 marchantes (entre crianças e adultos) que passaram pela zona de espetáculo delimitada no ringue da Ramalha (gentilmente cedido pela União de Juntas de Freguesia de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas).

E assim, tratando-se de um arraial típico, seguiram-se as sardinhas, o caracol, o pão alentejano, o caldo verde, as cores e o bailarico, com reportório á altura, tudo associado á já tão característica boa disposição de quem esteve presente e de todos os trabalhadores que colaboraram!

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This