Ié Ié Ié, esta marcha é que é!”        Séniores em festa no arraial 2019

JUNHO, 2019

Séniores

Arraial

Bastante mais que um arraial, mais que uma tarde de junho passada na companhia de família e amigos, o arraial sénior é uma iniciativa anual da Instituição com impacto direto na vida de utentes, famílias e trabalhadores.

As semanas que antecedem este convívio são passadas em grupo, ensaiando e preparando tudo para que o dia seja um sucesso. Os passos são memorizados, as roupas ajustadas e os momentos de partilha multiplicam-se. E pelo trabalho que implica, várias são as dimensões intelectuais e físicas dos nossos utentes a serem estimuladas nestes preparativos: memória, coordenação motora, cooperação com os pares, motricidade fina e sobretudo a boa disposição e o espirito perfecionista… Sim, pois os nossos séniores levam esta tarefa de marchantes com bastante seriedade!

Com o tema “Os três Santos castiços” a Marcha Sénior apresentou-se vestida de vermelho na tarde de 15 de junho, contando com 13 pares compostos por residentes da Residência Nossa Senhora da Esperança e da Casa de São Paulo, devidamente apoiados por alguns trabalhadores. Neste dia, as limitações físicas foram  colocadas de parte e, cada um a seu jeito, todos abanaram braços e cinturas quando desfilaram para uma sala cheia de espetadores.

Apadrinhada pelo Sr. Botas e pela D. Adelaide Neves, alunos da cultura aberta e voluntários nesta iniciativa, a marcha seguiu caminho para os jardins da nossa sede, onde vários familiares também aguardavam para ver.

Após a marcha, a animação esteve nos sons e voz de Luís Cebola que dinamizou o baile. Com um repertório de temas que passou pela música portuguesa, temas de baile e alguns sucessos internacionais relativamente recentes, as famílias, utentes e os nossos trabalhadores que estavam a apoiar esta atividade, todos deram um pezinho de dança na pista.

Da cozinha, caracóis, febras e outros petiscos foram saindo para as mesas dos convivas que assim permaneceram no espaço até ao final da tarde.

A lojinha da avó, os manjericos e a quermesse foram ainda alguns dos espaços dinamizados neste arraial e cujas vendas revertem diretamente para a nossa obra social.

Neste mês de santos, manjericos e sardinhas no pão, falta ainda sair a marcha de infância! A 28 junho rumaremos à Ramalha para novamente gritar em plenos pulmões: Ié Ié Ié, esta marcha é que é!