212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Certificação de qualidade
O que nos move é a qualidade do que fazemos por si!

7

MARÇO, 2019

Instituição

A qualidade é atualmente uma filosofia para praticamente todos os prestadores de serviços.
No Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro esta aposta não é recente… é um dos nossos pilares e faz parte da Visão desta Instituição!

Temos procurado desde sempre prestar serviços de qualidade nas diferentes Respostas Sociais e ir de encontro às necessidades mais prementes da comunidade que servimos.
No ano de 2010 implementámos pela primeira vez a Norma ISO 9001 (ISO é uma Entidade de padronização e normalização de processos), que visa a satisfação do cliente, no nosso caso, utente. Não houve de nossa parte alterações significativas na forma como operávamos os nossos serviços, visto que muito do que é exigido por esta ISO já era “ponderado, executado e avaliado” por nós.

A maior alteração: um acréscimo a nível dos registos visto que as nossas acções necessitavam de ser evidenciadas… Considerando que atuamos no terceiro setor – serviços, e que tal implica trabalhar com pessoas, a documentação, apesar de importante, não era o cerne da nossa atuação, pelo que o Sistema de Gestão de Qualidade implicou nos nossos trabalhadores, a todos os níveis e em todos os setores, um esforço acrescido no seu desempenho diário.

Mas também esta prova foi ganha!

Auditoria externa 2019 – Amadurecimento de equipas e processos

Este sistema, implica uma reflexão constante das ações e dos processos, assim como monitorização diária e periódica, pelo que temos na nossa equipa técnica, um conjunto de pessoas formadas para realizar Auditorias Internas às várias respostas sociais, detetando os pontos fortes e fracos do nosso desempenho.

Apesar da sua importância, o momento fulcral é a Auditoria Externa de Qualidade, realizada por uma equipa exterior à nossa Instituição. Em 2019 foi realizada no passado mês de fevereiro.

Os resultados deste ano foram claramente positivos, com destaque para o envolvimento de todos os setores no processo de qualidade da Instituição. Equipas informadas e formadas, capazes de mostrar que as ações diárias correspondem às diretrizes teóricas dadas pela Instituição e pela própria ISO, são indicadores de amadurecimento do Sistema de Qualidade da nossa Instituição.

Foi ainda destacada a presença diária de uma nutricionista na nossa equipa técnica e a criação da “Orquestra Maior” um projecto musical com os séniores que teve a sua primeira apresentação na Festa de Natal (ver www.cparoquial-covapiedade.pt/utentes-seniores-unidos-em-orquestra-na-festa-de-natal/).

Naturalmente, e porque estas visitas externas ajudam a melhorar dos serviços, foram deixadas recomendações, que serão analisadas e certamente implementadas.

Somos avaliados diariamente – O contributo dos utentes, famílias e trabalhadores

A correspondência entre a nossa visão de qualidade e a execução dos serviços é um desafio diário. E são vários os fatores que conduzem à concretização da nossa política de qualidade… Cada questionário que um familiar responde, cada elogio ou crítica realizado junto dos nossos profissionais ou mesmo a auto-avaliação do desempenho individual são fatores que convergem para este sistema.

Apesar de iniciar na Direção desta Instituição, passa pelos trabalhadores de todos os setores e converge nos próprios utentes… Por isto, o desafio é para todos nós/vós!

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This