212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

A passagem da “Chama da Solidariedade” pela nossa Instituição

2

NOVEMBRO, 2017

Infância
Sénior
Instituição
Comunidade

No dia 10 de Outubro a “Chama da Solidariedade” chegou ao Concelho de Almada e foi entregue à nossa Instituição através de uma cerimónia realizada em pleno centro da cidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, e as entidades responsáveis por esta iniciativa entregaram a “Chama da Solidariedade” às Instituições que, no mês de outubro e novembro, seriam as guardiãs da chama – o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e a AIPICA (Associação de Iniciativas Populares para a Infância do Concelho de Almada).

A “chama solidária” percorreu assim ao longo de quinze dias os vários Equipamentos de Infância e Séniores da nossa Instituição. Foram várias as atividades e iniciativas que ficaram marcadas pela presença da chama, concretizando-se o objetivo da mesma de aproximar as pessoas e incentivar a partilha e divulgação da solidariedade entre todos.

Jogos, coreografias, leituras de contos, a “chama humana” e muitas outras atividades foram dinamizadas nos Equipamentos de Infância para as nossas crianças de modo a ser assinalada a passagem da chama por cada Equipamento, transmitindo-se assim às crianças a importância do espírito solidário.

Outros momentos e iniciativas contaram com a presença da chama, como a festa de abertura da Cultura Aberta, no Centro de Documentação na Ramalha, e o “Fórum Partilha”, realizado no Externato Frei Luís de Sousa, um encontro de partilha de experiências sobre a Educação Pré-Escolar nas IPSS’s de Almada.

A iniciativa onde a “Chama da Solidariedade” ganhou especial destaque foi na missa presidida pelo Bispo de Setúbal Dom José Ornelas, no centro da cidade de Almada, com a participação dos Párocos da Vigararia de Almada. A celebração eucarística reuniu várias entidades públicas, sociais e religiosas do Concelho, permitindo a envolvência da Igreja com toda a comunidade, num momento único e inédito de paz, fé, união e solidariedade entre todos.

O percurso da chama terminou na nossa Instituição na Residência Nossa Senhora da Esperança e na Casa de São Paulo com uma atuação musical proporcionada pela Tuna Académica do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, que juntou e animou os idosos das duas residências no parque Luísa Sigeia, na Cova da Piedade.

A passagem da “Chama da Solidariedade” para a AIPICA aconteceu no passado dia 25 de outubro, numa cerimónia realizada no Largo Gabriel Pedro, em Almada. A entrega foi feita à presidente da AIPICA, Dra. Anabela Falcão, pelas mãos do presidente da nossa Instituição, Padre José Pinheiro. A iniciativa contou também com as atuações musicais das crianças de ambas as Instituições e do grupo musical dos SMAS de Almada “Vozes de Água”.

A “Chama da Solidariedade” permanece no Concelho de Almada, a cargo da AIPICA, até ao dia 10 de novembro, sendo passada nesse dia para o Concelho de Palmela. A mesma vai continuar o seu percurso e a espalhar o espírito solidário pelos vários Concelhos do Distrito de Setúbal até junho de 2018, data em que será realizada a grande Festa da Solidariedade. Esta é uma iniciativa que tem como entidades responsáveis a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal (UDIPSS), com o apoio dos municípios do distrito.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?


Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição
O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.
Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This