212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

“Cuidar da Casa Comum, por uma ecologia integral” 
Uma orientação de trabalho e de vida para o próximo triénio

3

OUTUBRO, 2019

Instituição
Infância
Sénior
Comunidade

Neste início de ano letivo, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro dá início a um novo Projeto Educativo e Social da Instituição (PESI). Com base no tema da “Ecologia Integral” que procura a conversão a um novo estilo de vida, assenta na Encíclica do Papa Francisco (de maio de 2015) “Laudato Si” (Louvado sejas) onde é apresentado um novo paradigma de justiça, envolvendo a dimensão humana e social, indissoluvelmente associada à questão da preservação ambiental. O título desta Encíclica Papal foi inspirado na invocação de São Francisco “Louvado sejas, meu Senhor”, no seu Cântico das Criaturas, em que compara a Terra “ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora como uma mãe, que nos acolhe nos seus braços”. Nela, o Papa Francisco faz um convite expresso a todos para uma “conversão ecológica integral”, para uma “mudança radial de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”, pois só assim é que “se pode alimentar a esperança de inverter a tendência”.

Tomámos por conseguinte, neste triénio letivo, a demanda de responder proactivamente à interrogação que nos foi lançada pelo Papa Francisco “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?”.

A função de um “Projeto Educativo Social”

Todo e qualquer Projeto Educativo e Social é por excelência, um instrumento de construção e orientador do trabalho direto com os utentes, sendo condição essencial para alcançar os fins desejados a nível institucional e na adequação às características dos beneficiários (crianças, seniores e comunidade). Trata-se de uma relevante ferramenta de ação, que nasce do desejo de mudar a realidade para melhor, procurando transformar ideias em ações, tal como afirma o nosso Presidente, Padre José Pinheiro: “Queremos assumir uma ecologia integral, que não esqueça a complementaridade entre o homem e a mulher nas suas diferentes dimensões e aspirações, com um papel singular na sustentabilidade de todo o ecossistema, onde a humanidade também se encontra incluída”.

“O objetivo geral do nosso PESI é “Despertar os valores e as ideias de preservação da natureza, e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras”

Procuraremos alcançá-lo através da realização de ações estruturadas e concretas que ajudem a
– Desenvolver atitudes de proteção da Natureza num sentido ambiental, social e global;
– Promover uma cultura de sustentabilidade;
– Cooperar para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão – Incutir o senso de responsabilidade sobre a pegada ecológica deixada para com as gerações vindouras.
Tais aspirações foram estruturadas por ano letivo de forma a direcionar as ações de trabalho que as nossas Equipas vão desenvolver: 1º ano letivo – Ecologia integral: ambiental, económica, social e cultural; 2º ano letivo – Ecologia integral e bem comum; 3º ano letivo – Ecologia integral e justiça geracional.

Um caminho lançado além fronteiras

Das Nações Unidas já saiu, entretanto, uma declaração como “manifesto ambiental”, na qual se proclamam 26 princípios essenciais à proteção dos recursos naturais, à adoção de modelos de desenvolvimento que tenham em conta as disponibilidades do planeta, à cooperação entre todos os países em questões ambientais e ao desenvolvimento de uma educação para a ecologia. Da comunidade civil e religiosa há um progressivo despertar para a implementação desta demanda ecuménica -do “Cuidado da Casa Comum”, seja da parte das instituições, organizações, movimentos, escolas, como das autarquias (por exemplo a Câmara Municipal de Almada tem vindo a criar há mais de uma década estratégias municipais concertadas no âmbito da mobilidade sustentável, da reciclagem e da defesa da floresta).

As propostas futuras de trabalho aliam-se à nossa “História Institucional”

No caso da nossa Instituição, apesar de no presente nos propormos a trabalhar diretamente este tema que surge em destaque nas manchetes de todo o mundo, recordamos que assumimos desde há vários anos o compromisso na defesa Ambiental, focando as nossas ações para esse fim, como seja: introdução, desde os grupos de creche até aos nossos seniores, do tema dos 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar, que mais tarde se transformou em 5 R´s acrescendo o “Recuperar” e o “Recusar”); Acções de educação para a cidadania nos grupos de pré-escolar; em toda a Instituição o consumo/utilização de bens e produtos assente na política do não desperdício; Ações de sensibilização na defesa do ambiente (com ações como “limpeza de bairro”).

Trabalharemos assim e contamos com todas as famílias dos nossos utentes para criar na atualidade, por assim dizer, uma “Geração Laudato Si”, que já não passe pela necessidade de consciencialização das massas, mas sim com um papel ativo na proteção da “Casa comum”.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This