212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Dia de Reis, foi dia de cantar as janeiras e recordar tradições

09

JANEIRO, 2019

Infância
Seniores
Dia de Reis
Atividades
Tradição

Entre cantar as Janeiras, relembrar a simbologia deste dia, do bolo-rei, dos Reis Magos e fazer visitas especiais, as nossas crianças e seniores celebraram, mais um ano, o tradicional Dia de Reis.

Na Casa de São Paulo, os preparativos foram realizados entre o cantar das Janeiras e coroas brilhantes de Reis, permitindo criar um ambiente alusivo ao dia. Na oficina de Memória, os utentes foram em busca da história e tradição por detrás das Janeiras, do bolo-rei e relembraram a história dos três Reis Magos. Recordou-se tradições antigas e todos deram o seu contributo.

Os utentes seniores da Residência Nossa Senhora da Esperança receberam uma visita muito especial… das crianças, da sala dos 2 anos, da Creche e Jardim de Infância da Ramalha que foram cantar as Janeiras aos “avós”, uma visita que os alegrou e encheu de carinho e amizade. Os meninos de Pré-escolar visitaram algumas lojas do comércio local e cantaram também para os comerciantes.

 

De forma animada, os meninos de pré-escolar e de CATL, do Equipamento do Bairro, cantaram as Janeiras para a comunidade, junto à Capela da Nossa Srª do Carinho, desejando igualmente um feliz ano novo a todos.

Para explicar este dia e a razão da existência do bolo-rei aos mais pequenos, a equipa pedagógica dramatizou uma peça de teatro no Centro Comunitário Renascer. Para além desta atividade, houve ainda um lanche partilhado.

A Tuna Sol & Dó, do nosso Centro de Convívio “Cultura Aberta”, atuou nas comemorações das Janeiras no Solar dos Zagallos, na Sobreda, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada, em que participam vários grupos musicais, coros e tunas do Concelho.

A relembrar os mais velhos e a ensinar os mais novos, foi desta forma que as diferentes respostas sociais da nossa Instituição assinalaram o Dia de Reis, preservando-se o costume de ser comemorada esta data com alegria, história e tradição.

 

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This