212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Dia dos Avós… Um dia em honra de quem muito nos pode ensinar

30

JULHO, 2019

Sénior
Residência Nossa Senhora da Esperança
Casa de São Paulo
Dia dos avós
Actividade

Não é difícil perceber que os “nossos avós” serão sempre mais experientes mas, absorver da melhor forma toda essa vivência, é um desafio a cada um de nós!

O dia dos avós, que se celebrou na passada sexta feira 26 de julho, iniciou com a habitual missa semanal na Residência Nossa Senhora da Esperança, celebrada pelo Padre Afonso e concelebrada pelo Pe. Cristovão. Nesta missa, contámos também com a presença de um grupo de crianças do pré-escolar da Creche e Jardim de Infância da Ramalha.

Na homilia, o Pe. Afonso refere os avós como bons conselheiros, cuja sabedoria de vida pode e deve ser passada para as gerações vindouras. No seio de uma família, o papel dos avós será o de “semear a boa semente, transmitindo os bons exemplos que foram adquirindo ao longo de uma vida de experiências”.

O dia seguiu repleto de momentos de convívio… Para além das habituais visitas dos familiares dos residentes, tivemos outros momentos especiais.

O lanche foi servido no jardim da Residência Nossa Senhora da Esperança, contando também com a presença de residentes da Casa de São Paulo. Foi acompanhado por música de baile e por uma animadora de Centro de Dia que se transformou num palhacinho especial e animado, dirigindo pequenas partidas a cada um dos presentes o que foi contribuindo para lhes alegrar o dia.

Um segundo grupo de crianças, desta vez do Equipamento do Bairro foi recebido pelos nossos seniores, e juntos aproveitaram o bom tempo no exterior brincando com bolas de sabão, brincadeira antiga mas do agrado de todas as gerações.

Já ao final da tarde foi inaugurada uma exposição de pintura que teve como mote o dia a dia dos utentes de Centro de Dia. Criada por uma jovem artista, Beatriz Ventura (que realizou estágio curricular na nossa Instituição), foi preparada ao longo de dois meses e teve neste dia a sua apresentação. A alegria pautada na face dos seniores ao verem-se retratados ou ao reconhecer os seus colegas nos quadros, contribuiu para outro dos bons momentos deste dia.

Já no sábado a Casa de São Paulo recebeu as crianças do Centro de Acolhimento Temporário “Regaço Materno” para um momento de convívio intergeracional, onde os residentes desta casa presentearam os visitantes com a teatralização do livro “Cuquedo” e as crianças devolveram a sua ternura com um trabalho coletivo sobre a importância dos avós.

Ter avós é receber amor sem fim! E nada como tentar retribuir diariamente, mas acima de tudo em dias especiais como o 26 de julho.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This