Celebrámos o  Dia Paroquial do Doente no Domingo da Divina Misericórdia

ABRIL, 2019

Residência
Seniores

O Domingo da Divina Misericórdia, dia instituído para o segundo Domingo de Páscoa pelo Papa São João Paulo II no ano de 2000, é também um momento anual muito aguardado e acarinhado pelos residentes da nossa Instituição e pela comunidade paroquial. Para além da devoção à Divina Misericórdia, dedicamos esta data aos enfermos, celebrando o Dia Paroquial do Doente.

A tarde iniciou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Padre José Pinheiro e concelebrada pelo Pe. Afonso Liberal, na Residência Nossa Senhora da Esperança. Dedicada a todos os que procuram o perdão, foi um momento de sentida devoção pelos presentes e em especial para os que receberam o sacramento da Santa Unção.

A animação da missa ficou a cargo do coro da Missa das 18. 45h, aos Sábados, na igreja de Fátima, que é também a missa da Catequese.

Continuando em ambiente festivo, foi realizado um lanche partilhado que contou com a contribuição da comunidade, dos nossos Equipamentos e em especial, com o Movimento da Mensagem de Fátima que todos os anos faz questão de oferecer um flor a cada doente. Entre doces, salgados e as habituais amêndoas de Páscoa nutriu-se o corpo, mas também a mente pelo alegre convívio entre residentes, seus familiares, membros da nossa equipa e amigos da comunidade.

Em tom de estreia absoluta, um novo grupo, os “EIAAA…” arrancou aos presentes aplausos entusiastas e boas recordações do passado na sua primeira apresentação em público. Formado em Outubro de 2018, a denominação deste grupo advém, segundo José Borralho um dos mentores, do seu propósito “E de encontrar, I de incluir, e todos os s que possamos imaginar… como alegrar, amar, apoiar, agregar….”.

Trata-se de um grupo heterógeno a nível das idades e das suas características… Um grupo de pessoas que têm em comum a simples vontade de apoiar e animar a vida de quem deles precisar.

Nesta tarde de convívio, indo de encontro aos interesses do público presente declamaram-se poemas, cantaram -se músicas populares portuguesas, e em tom de desafio, também uma em inglês. Uma aposta deste grupo são as interpretações com recurso a musica tocada ao vivo ou mesmo “a capella”.

Após a estreia, contaremos com os “EIAAA…” num futuro próximo para animarem outros momentos vividos na nossa Instituição!

Um dia em que, de coração aberto, estivemos em comunhão coletiva, convocados para celebrar o mistério da infinita misericórdia de Deus, revelada plenamente em seu Filho Jesus Cristo neste Domingo de Divina Misericórdia.