Equipamentos da Instituição assinalam o Dia de Todos os Santos

Infância
Sénior
Atividade

O Dia de Todos os Santos recorda-nos todos aqueles que não tiveram medo em assumir um compromisso diário e exigente com a santidade, nas suas mais variadas condições e deveres quotidianos. Como afirmou, o Papa Francisco na Praça de São Pedro, no dia desta solenidade, 1 de novembro, os santos foram “ pessoas que viveram com os pés no chão; eles experimentaram o cansaço diário da existência com os seus sucessos e fracassos, encontrando no Senhor a força para se levantarem, sempre, e continuarem a jornada (…) não são simplesmente símbolos, seres humanos distantes, inacessíveis.” Acrescentando, ainda, que esta solenidade “recorda-nos, que todos somos chamados à santidade.”

Então, para comemorarmos a Solenidade de Todos os Santos, os nossos Equipamentos assinalaram-na cada um ao seu jeito. Uns fazendo perpetuar e outros rememorar, uma tradição popular lusitana, tão nossa, do “pão por Deus”. Deste modo, o Centro Comunitário Renascer ofertou a cada criança um saco de pano e desafiaram as famílias a confecionarem o pão com os filhos, para que este fosse partilhado com os seus amigos. À semelhança, o Equipamento Bairro convidou as crianças a amassarem o próprio pão, para depois o levarem para suas casas. Já a Creche e Jardim de Infância da Ramalha, para manterem viva esta tradição portuguesa, foram de sala em sala, partilhar músicas e receber, por onde passavam, frutas para adoçar o dia. No caminho, recitavam o seguinte poema: “Lá vai o meu Coração, todo cheio de carinho, pedir o Pão por Deus, a quem encontrar no caminho”

Também os Seniores do Centro Dia da Residência Nossa Senhora da Esperança quiseram recordar os tempos de infância, no qual iam de porta e porta pedir o “pão por Deus”. Levaram assim, para suas casas, um pequeno íman em forma de carcaça.

Por seu turno, o Equipamento Centro Comunitário proporcionou às crianças uma ida à Igreja Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de dar a conhecer os Santos, de uma forma lúdica. Para completar esta atividade, antes da visita à Igreja, cada sala a partir de uma luva confecionada pela equipa pedagógica para o efeito, escolheu um dos dedos dessa mesma luva e ilustrou-a com o Santo eleito.

Todos os utentes levaram ainda para suas casas uma pagela com a oração de S. Francisco de Assis (padroeiro da Ecologia), realizada pela Instituição para assinalar este Dia de Todos-os-Santos.