212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

“Todos pelos direitos das crianças”
Abril mês de prevenção aos maus tratos

2

MAIO, 2019

Infância
Instituição
Comunidade

O mês de abril vem sendo ao longo dos últimos anos um tempo associado a uma causa que nos é muito importante: a prevenção contra os maus tratos na infância.

Esta campanha, que vai sendo cada vez mais visível na nossa sociedade, remonta ao final dos anos 80 no Estado da Virgínia (América) pela mão de uma só pessoa: Bonnie Finney uma avó que perde o neto devido a maus tratos infligidos pelo próprio pai. Tornando visível a sua dor com a aplicação de uma mera fita azul no carro, Bonnie inicia um movimento à escala mundial.

Em Portugal, país onde se tem verificado desde 2010 uma subida contínua de casos de maus tratos, sendo a negligencia a causa mais comum (em 67% dos casos), a expansão desta iniciativa cabe à “Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens” (CNPCJR), que desenvolve não só várias iniciativa em todo o território nacional, como também é responsável por agilizar as Entidades da sua zona de abrangência para este movimento.

Nos nossos Equipamentos de infância, várias foram as iniciativas ao longo de todo o mês que recordaram a importância desta causa. O mais visível … Um grande laço azul foi exposto no exterior de todos os nossos espaços.

Na Ramalha, um grande laço no exterior, assim como trabalhos realizados com as crianças sobre este tema.

No Centro Comunitário Renascer, as famílias foram convidadas a participar ativamente e a pensar sobre o mote “A Criança tem direito a…”. Foi ainda distribuído um calendário “de afetos” como sugestão de práticas diárias e divertidas sobre o invés deste tema, ou seja, sugestões para cada dia do mês de como nos podemos mimar em família!

No Centro Comunitário Piedade/Laranjeiro, a dinâmica proposta foi um regresso à ancestralidade desta causa, abrangendo a comunidade circundante: foi colocada uma fitinha azul nos carros estacionados perto do equipamento com uma mensagem sobe o tema.

O Equipamento do Bairro assinalou a causa entregando a cada criança e colaboradores uma fita azul para usarem durante o mês de abril.

Apesar deste tópico se dirigir sobretudo às crianças, os séniores da nossa Instituição uniram-se também a esta iniciativa, não só através da exposição de laços azuis, realizados em diversos materiais, como através de iniciativas praticas.

Na Residência Nossa Senhora da Esperança foi realizada uma atividade intergeracional em que os séniores apresentaram uma história às crianças de CATL do Bairro sobre os direitos das crianças; estas, por sua vez, presentearam todos os presentes com músicas tradicionais portuguesas, trazendo memórias dos tempos de infância dos nossos avós.

Em São Paulo, foi realizado um laço azul com a técnica de pompons de lã realizados na Oficina Criativa. Na sala de convívio foi exposta a história que deu origem ao “Movimento Laço Azul”.

Em todas estas iniciativas, o grande objetivo foi alertar para a nossa responsabilidade colectiva e comunitária na prevenção aos maus tratos infantis.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This