Anuncio-vos uma grande alegria!

DEZEMBRO, 2018

Advento

Amigos utentes, trabalhadores e famílias do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro. Faltam poucos dias para o Natal. Durante estas próximas semanas (Tempo de Advento) a Igreja propõe-nos um itinerário de vida que tem como objetivo prepararmo-nos para a celebração da grande festa do nascimento de Jesus.

Deus quis nascer numa família pobre, simples e humilde igual a tantas que conhecemos. O cuidado de Maria e de José foram os cuidados ansiosos de uma mãe e de um pai que não quer que falte nada à frágil criança recém-nascida. Foi assim que Deus se revelou ao mundo há 2018 anos. O grande desafio de sempre para a Igreja e para cada cristão é descobrir esta presença de Jesus, tal como Maria e José, naqueles que são os mais frágeis e desprotegidos.

Neste sentido o nosso Centro Paroquial escolheu para caminhada de Advento com os trabalhadores da nossa Instituição, e aberto a toda a comunidade, abordar o tema da pessoa com deficiência, conscientes da lacuna que existe na sensibilização da população em geral e na falta de respostas sociais capazes de acolher, cuidar e integrar estes nossos irmão que não são filhos de um deus menor.

A alegria do Natal é a alegria de Maria, de José, dos pobres pastores, dos sábios reis magos que foram capazes de encontrar o Menino Jesus no meio dos trabalhos, das preocupações e das angústias deste mundo. Jesus não excluí ninguém, pelo contrário, quer encontrar-se com todos os que se sentem mais abandonados, tal só é possível na medida em que cada um de nós, como Igreja, assumir esta missão de Jesus.

No próximo Sábado, dia 8 de dezembro vamos fazer a bênção dos “Menino Jesus”, dos nossos presépios, nas missas da nossa Paróquia. Este gesto vai ajudar-nos a viver o sentido cristão do Natal, ou seja, a não ficarmos apenas na sua dimensão mais consumista. Desafiamos todas as famílias, idosos, crianças, jovens, a trazer o seu Menino Jesus, pode escolher uma das eucaristias: 9.00h – Igreja Matriz, 11h – Igreja de Fátima e 19h – Igreja Matriz.

Na nossa fragilidade, cheios de imperfeições, certos do muito que temos a melhorar, o nosso Centro Paroquial procura em cada dia dar o melhor que tem através da dedicação exemplar de cada um dos seus trabalhadores. Em nome desta Direção o meu muito obrigado a todos os que nesta Instituição colocam diariamente o bem do outro acima do seu próprio interesse.

Um Santo Natal e Feliz Ano 2019,

O PRESIDENTE