212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Credibilidade dos cuidados que prestamos aos utentes, reconhecido com a participação no Encontro “Almada Saudável”

  

10

MAIO, 2019

Instituição
Sénior
Infância
Comunidade
Câmara Municipal de Almada

Realizou-se na semana passada um encontro sobre saúde no Concelho de Almada. O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro esteve presente em três momentos distintos, fazendo parte desta mostra das boas práticas dos intervenientes concelhios na área da saúde.

No “Encontro sobre a Promoção da Saúde”, realizado a 9 e 10 de maio no Fórum Municipal Romeu Correia, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro fez-se representar pela nutricionista da Instituição, Joana Pires que, numa comunicação sobre as “Boas práticas de promoção da saúde” procurou reforçar a importância desta especialidade como meio de promover a qualidade de vida, saúde e bem estar no geral. Na sua preleção, o enfoque foi dado às praticas de terreno que leva a cabo na Instituição, destacando as sessões de educação alimentar nas respostas sociais de infância que visam a aquisição de conceitos estruturados sobre os alimentos, assim como a aquisição de bons hábitos alimentares desde tenra idade; nos séniores, por sua vez, mostrou que o aconselhamento nutricional ajuda na recuperação de algumas enfermidades pela monitorização da evolução do problema e apoiando na sua recuperação com a adequação alimentar progressiva.

Neste dia de encontro, o facto de sermos uma Instituição Particular de Solidariedade Social circundada maioritariamente por entidades diretamente ligadas à saúde, mostra o nosso interesse e reconhecimento público para com as metodologias de trabalho que levamos a cabo, que procuram não descurar nenhum aspeto de relevo do bem estar global de todos os nossos utentes, alimentação incluída.

Já no exterior, as duas fisioterapeutas da Instituição, Carla Duarte  e Inês Costa dinamizaram uma “Sessão de educação para a saúde” dirigida à comunidade: vários exercícios que fortaleciam e flexibilizavam o corpo com o objetivo de prevenir a perda da massa muscular nos séniores.

Alguns dos nossos técnicos responsáveis por diferentes respostas sociais, acompanharam ainda os vários painéis do encontro, numa perspetiva de formação contínua do nosso quadro de profissionais.

Esteve ainda preparada para 9 de maio uma apresentação, no formato Aula Aberta, do nosso grupo de danças da Cultura Aberta que foi entretanto cancelada devido às condições climatéricas.

Foram três iniciativas as que levamos a este encontro dinamizado pela Camara Municipal de Almada e que mostram a multidisciplinariedade dos serviços que temos e a preocupação constante com o bem estar global dos nossos utentes.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This