212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Encontro 2020 de Voluntários da Instituição leva a refletir sobre a importância e exigências do voluntariado

29

JANEIRO, 2020

Infância
Sénior
Voluntariado
Encontro
Instituição

Realizámos a 29 de janeiro na Residência Nossa Senhora da Esperança, um encontro com os voluntários não especializados da nossa Instituição (ou seja, que não exercem voluntariado técnico).

A importância deste momento visa sobretudo a possibilidade de reunir num mesmo local,  este grupo de pessoas que solidariamente apoiam a nossa Instituição, mas que raramente se encontram, devido à quantidade e descentralização das nossas Respostas Sociais. 

Estiveram presentes 20 pessoas.

A sessão foi dirigida por António Soares, Economista de formação e Voluntário por vocação. Mais que uma palestra, o nosso orador pretendeu um momento de encontro e partilha de ideias, para a construção ou reconstrução da importância do voluntariado para cada um dos presentes. Através de um exercício de discussão assistida, os nossos voluntários refletiram sobre a sua motivação, sobressaindo os conceitos de “Amar o outro” e “Dar mais do que recebemos”.

No final da sessão, e após um pequeno lanche oferecido pela Instituição, falámos com duas as voluntárias presentes: Maria da Piedade Quintas e Natália Pereira têm percursos de voluntariado distintos.

Piedade é voluntária da nossa Instituição há 10 anos; iniciou esta função logo após a sua reforma, e por sentir vontade de ocupar o seu tempo ajudando os outro. Fez parte do arranque da “Loja Solidária”, onde ainda se encontra a dar apoio. Encara a sua função de voluntária com responsabilidade e satisfação por poder ajudar as pessoas que procuram a Loja. Apoiou várias vezes noutras áreas da Instituição, sempre que lhe foi solicitado.

Natália Pereira, anteriormente trabalhadora da nossa Instituição durante 26 anos, encontrou no voluntariado razões de alegria e crescimento pessoal, após algumas encruzilhadas que a vida lhe trouxe. Uma vez por semana, acompanha os utentes da Casa de São Paulo, apoiando nas tarefas diárias, dialoga com eles e ajuda na dinamização de atividades. Participa também, sempre que necessário, através de alguns dos seus dotes pessoais, como seja a culinária ou as apetências com flores. Nunca descura do seu tempo de voluntariado semanal, enfrentando por vezes algumas dificuldades para o poder desempenhar, por não querer deixar mal aqueles que contam com ela: os residentes da Casa de São Paulo, assim como a sua Equipa, na qual sente-se bastante acolhida “(…)é uma outra família”.

Quanto à Instituição, procuramos que os nossos voluntários se sintam bem, motivados e com todas as condições que necessitem para exercer as suas tarefas. Acreditamos que contribuem diretamente para o desenvolvimento da nossa Obra, e procuramos respeitar o espírito de missão voluntária de cada pessoa, encontrando o lugar e a função ideal para cada um, e/ou fomentando a sua permanência na mesma.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This