212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

As nossas crianças refletem sobre os “Direitos da Criança” em trabalhos coletivos

25

NOVEMBRO, 2019

Infância
Instituição
Comunidade
Exposição
Direitos das Crianças

Integrado nas comemorações do 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro está a participar numa iniciativa promovida pela Comissão de Protecção a Crianças e Jovens (CPCJ) de Almada.

A exposição “A Cidade dos Direitos”, patente no Fórum Municipal Romeu Correia até 27 de novembro, faz parte destas iniciativas e à qual os nossos quatro Equipamentos (Bairro, Ramalha, Renascer e Comunitário) aderiram solicitamente. Os trabalhos realizados para o efeito, concebidos em variadíssimos materiais, mostram-nos a lição bem estudada pelos nossos pequenos utentes. As nossas crianças desenvolveram o tema, dando primazia aos direitos que consideraram mais pertinentes de serem destacados.

Esta convenção é o tratado de direitos humanos mais ratificado de sempre, sendo assumida em Portugal apenas um ano após o seu lançamento em 1989 pelas Nações Unidas. É composta por 54 artigos, divididos em quatro grandes categorias: sobrevivência, desenvolvimento, protecção e participação.

E por este grau de importância, é natural que as nossas Equipas técnicas reflitam transversalmente ao longo do ano letivo, e sobretudo nesta altura do ano, sobre o seu conteúdo, trabalhando direta ou indiretamente sobre os seus artigos… Cabe depois, a cada grupo (sala) explorar, investigar e pensar sobre cada um dos direitos que à partida lhes assiste enquanto crianças em Portugal. Todavia, ainda não reflete a realidade em todo o mundo!

A “Casa” da Creche e JI da Ramalha, reflete o direito mais referido pelas crianças, o “ter direito a um lar e a uma família”… Mas visto que, os contributos foram inúmeros, ainda acrescentaram alguns “recados” secundários destas crianças como: brincar, ser feliz, ter amigos, passear.

No Centro Comunitário, através de fotografias bastante imaginativas, foram representados, através de imagens todos os direitos, onde as próprias crianças foram os protagonistas, depois de terem aferido com os grupos de pré-escolar e CATL quais os que seriam de destacar… E, não havendo maioria de decisão sobre este tema, lançaram-se ao desafio de representar todos!

O Centro Comunitário Renascer, num mural coletivo onde foram aplicadas as mãos das crianças, imprimiu ainda várias palavras que ecoaram nas crianças, após terem trabalhado o tema nas suas salas.

Por fim, o Bairro apresentou uma pintura coletiva que incidiu sobre o direito à “educação e lazer”, dois polos que estas crianças sentem como fundamentais para si. O trabalho final deste grupo, reflete bem aquela que deveria ser a vida de todas as crianças: colorida, em união com os outros e cheia de imaginação!

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This