212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Feira do livro nos Equipamentos de Infância – Pedagogia e diversão numa atividade! 

  

12

ABRIL, 2019

Infância
Bairro
Comunitário
Renascer
Feira do Livro

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, três dos nossos Equipamentos de infância realizaram as já habituais feiras do livro.

Existindo já um fácil acesso a livros (lojas, bibliotecas, entre outros) e a conteúdos digitais, a realização de feiras na escola não deixa de ser atual, pois ultrapassa largamente a experiência da simples visita a uma livraria.

As nossas feiras do livro proporcionam um contacto vivo e direto com o livro e são compostas por titulos escolhidos pela equipa pedagógica e/ou livreiros convidados, adequados à realidade das faixas etárias e a cada Equipamento. Não nos devemos esquecer também que, sendo dinamizadas habitualmente pelas nossas equipas pedagógicas, beneficia pais e crianças pelo aconselhamento direto face aos livros expostos.

O Centro Comunitário Renascer realizou a sua feira nos dias 28 e 29 de março. Foi preparada um peça de teatro com base no livro “Este chapéu não é meu”, seguida de uma oficina sobre o livro, onde cada família descreveu a moral da história e decoraram um chapéu que, mais tarde as crianças puderam levar  para casa. Não se tratou apenas da compra de um livro, mas sim de enriquecer essa experiência com uma atividade familiar.

No Equipamento do Bairro a feira foi animada com quatro sessões de “Histórias contadas ao entardecer” onde, segundo palavras da equipa,  as crianças puderam “viajar” nas diferentes histórias contadas pela equipa pedagógica e pela Contadora de Histórias, Elisabete Rosa-Machado que é igualmente mãe de uma criança.

Por fim, no Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, os dias 10 e 11 foram de grande animação. Deu-se início à atividade com uma partilha de Lengalengas entre salas e o primeiro dia terminou com a dramatização da história “O lobo e os sete cabritinhos”.

No segundo dia, um mural coletivo, construído entre equipa, famílias e crianças, levava os participantes a um mundo de fantasia através do mote: “Histórias e contos: eu gostava de lá morar”.

Esta é uma atividade que anualmente se repete, já que a nossa Instituição considera-a pedagogicamente rica a vários níveis: potencia o contato com o livro desde tenra idade o que fomenta mais tarde o prazer na leitura; proporciona momentos de convívio entre as várias salas e entre a escola e a família e promove ainda o pequeno comércio/comércio local, já que recorre-se habitualmente a pequenos livreiros para as dinamizar.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This