212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

“Unidos por um planeta melhor” foi o tema das nossas Festas de Natal de Infância e Seniores

23

DEZEMBRO, 2019

Infância
Sénior
Natal
Famílias
Instituição

A cada ano que passa, procuramos reinventar-nos nas iniciativas que desenvolvemos, e as Festas de Natal são o apogeu dessa intenção.

Sempre de encontro aos temas da atualidade, aos temas que a nós, Instituição, nos parecem pertinentes e que queremos fazer chegar a utentes e famílias, procuramos desenvolver a temática, de cada festa, de forma a torna-la única e divertida.

Festa de Natal da Infância

Na infância, em cerca de 90 minutos de espetáculo, os grupos de crianças dos quatro Equipamentos, pais e trabalhadores, coreografados pelo Professor Paulo Rocha e ainda o grupo de Dança da “Cultura Aberta”, levaram a cabo a missão de representar alguns dos flagelos sentidos a nível global, assim como os cinco continentes habitados e as suas características culturais, culminando com a esperança num futuro mais simpático para todos nós. A música final “We are the world” que, por ser tão sobejamente conhecida, foi apresentada na sua versão original, conduzindo a um momento de total UNIÃO, tal como se pretendia, por todos os presentes: artistas e público.

A 13 de dezembro, no Complexo Municipal dos Desportos de Almada, com o espaço lotado, a alegria e entusiasmo de todos foi patente, neste que foi um espetáculo atual e que para além de lúdico, levou certamente os nossos pequenos utentes a pensar e a estimular a conversa familiar sobre o tema, indo de encontro à questão que o Papa Francisco deixou na sua última Encíclica:

“Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos vai suceder, às crianças que estão a crescer?”

Festa de Natal dos Seniores

Uma semana depois, na Festa de Natal Sénior, o tema foi novamente dinamizado. Contou este ano com uma novidade: a presença de alguns grupos das Respostas Sociais de Infância. As crianças da Ramalha estiveram em representação da Ásia e, pela Oceânia estive o CATL do Bairro e da Europa as de pré-escolar e a classe de Ballet deste mesmo Equipamento. Por África, contamos com a atuação de alguns dos nossos trabalhadores, nomeadamente o par Ramilton Silva e Laurinda Borges que dançaram um tema de Funaná e a Tânia Lopes que interpretou uma música original sua. O espetáculo teve início com a declamação de um poema de autoria própria “Vamos dizer o Natal” pelo grupo da Poética Partilhada da “Cultura Aberta” nas vozes das Professoras Ângela e Albina e de Elisa.  

Antes deste dia, a 14 de dezembro, já a Casa de São Paulo tinha realizado um pequeno encontro natalício, pensado especialmente para os Residentes que não teriam a possibilidade de se deslocar à grande festa Sénior na Residência Nossa Senhora da Esperança. Os utentes prepararam uma peça de teatro alusiva ao Natal, cânticos e uma poesia. Houve um momento de grande animação com um vídeo de fotografias muito divertidas, onde se provou o espírito sempre jovem destes utentes.

É neste tipo de encontros que cimentamos a nossa fé de que o Natal é o resumo do espírito da amizade que brilha todo o ano. É esperança renascida para trazer paz e entendimento entre os Homens.

Natal não é fim do ano, é o recomeço, é o nascimento, é a esperança num novo ano que se aproxima. É neste espírito que se incluem os nossos utentes e os colegas de trabalho, pessoas com que passamos a maior parte do nosso dia a dia! Para todos vós um Feliz Natal e Próspero Ano de 2020!

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This