Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade

Festas Piedade
Igreja
Almada

Bem-vindo o amigo que nos visita. Neste lugar da Cova da Piedade existe uma devoção muito antiga, a Nossa Senhora da Piedade (ou Senhora das Dores) com registos documentais da Irmandade da Senhora da Piedade que remontam ao século XVII.
Este ano teremos a felicidade de contar com a presença do nosso Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que celebrará no próximo dia 25 de outubro, três anos de ordenação episcopal e de tomada de posse como Bispo desta Diocese. É uma grande honra para toda a população da Cova da Piedade contar com a presença e com as palavras do seu pastor.
Queria também aproveitar esta saudação para agradecer a Deus pela vida de serviço do D. Manuel Martins, 1º bispo de Setúbal, que faleceu no dia 24 de setembro do ano passado. Muito lhe deve esta Paróquia. Por aqui fez muitos e bons amigos, principalmente junto dos mais pobres, dos mais frágeis, dos mais desprotegidos da sociedade, dos que não têm qualquer valor politico. Quem não se lembra das palavras certeiras do D. Manuel capazes de derrubar os muros mais sólidos dos poderosos, um verdadeiro profeta. A vida e a obra social do Padre Ricardo Gameiro são fruto dessa entrega pastoral do nosso D. Manuel.
A nova residência sénior “Nossa Senhora da Piedade” do nosso Centro Paroquial localizada na Romeira, no coração da Cova da Piedade, continua apenas em projeto mas temos trabalhado arduamente com a autarquia de forma a respeitar em absoluto o plano de desenvolvimento urbano previsto para o local, salvaguardando a sustentabilidade económica do novo equipamento. Acreditamos que esteja para breve o lançamento da primeira pedra. Sabemos como é urgente a criação de mais e melhores respostas sociais para a crescente população sénior.
A beleza destas festas brota do coração daqueles que a tornam possível, e que nos recordam que a verdadeira alegria brota da generosidade. Quero agradecer aos muitos voluntários que todos os anos dão o seu melhor. O Comércio Local, que não desiste de lutar pela sua sobrevivência e que este ano aproveita as festas para uma grande campanha de descontos. Agradecer também à nossa Polícia de Segurança Pública, Bombeiros de Cacilhas que velam pela segurança dos diferentes eventos. Agradeço também à União de Freguesias, aos seus funcionários, na pessoa do nosso Presidente Ricardo Louçã e toda a sua equipa que provê toda a logística e o programa no Coreto.
A sensibilidade religiosa das gentes desta terra descobriu na imagem da Mãe de Jesus, em profundo sofrimento junto à Cruz com Jesus nos braços, o próprio Deus que é Amor e que cuida dos seus filhos porque nunca os abandona, sobretudo quando parece que tudo está perdido.
Maria na sua vida encarnou a bondade maternal de Deus. Como comunidade cristã, o exemplo de Maria, deve comprometer-nos diariamente no acolhimento dos que mais sofrem.

Pe. José Pinheiro