Festas de Nossa Senhora da Piedade 2019… Uma tradição que não se deixa abalar!

SETEMBRO, 2019

Infância
Sénior
Festas da Piedade

“Nossa Senhora da Piedade”, padroeira da Freguesia da Cova da Piedade há cerca de 400 anos, é honrada anualmente com a realização das festas da Freguesia.

Se durante alguns anos esta festa não se realizou, foi com o Padre Ricardo Gameiro que se revitalizou esta tradição, a qual foi crescendo ao longo dos anos, com a vontade de Paroquianos e residentes da Freguesia.

Tendo como principais organizadores a União das Freguesias (de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas) e a nossa Paróquia da Cova da Piedade, esta festa conta habitualmente com a participação de várias outras Entidades do nosso Concelho.

Este ano, foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro num espaço diferente do habitual devido às obras de reabilitação do Jardim da Cova da Piedade – Largo 5 de Outubro.

Mais importante que a localização da festa, é a manutenção desta tradição e a vontade de proporcionar bons momentos de convívio e animação a quem nela participa. E, foi com este propósito, que o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro organizou algumas apresentações para a população.

Na abertura das festas (na noite de dia 13), que contou com a presença da senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês Medeiros, as crianças de CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres do Bairro, Comunitário e Renascer) apresentaram em conjunto um espetáculo que recordou uma antiga tradição do nosso país, mais especificamente das Terras de Miranda do Douro, “Os Pauliteiros”. Esta exibição faz parte de um projeto mais extenso apresentado no final do ano letivo passado e que incidiu sobre várias danças tradicionais portuguesas.

Seguiu-se a Banda de Musica Filarmónica da SFUAP (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense) que nos agraciou com uma fantástica apresentação de temas musicais bem conhecidos.

No final das atuações inaugurais, foi tempo dos discursos do Sr. Presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Dr. Ricardo Louçã, que deu as boas vindas a todos os presentes e explicou os constrangimentos sentidos na festa deste ano. Seguiu-se o Presidente do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, Pe. José Pinheiro que reforçou o acolhimento que o adro da Igreja Matriz irá dar a estas Festas, recebendo crentes e não crentes, neste momento de confraternização da comunidade.

Por fim, a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês Medeiros refere que a redução de espaço sentida este ano “(…) é só um abrandamento para se tornar ainda mais grandiosa no futuro!” após as obras de requalificação do Jardim da Cova da Piedade. Reforça ainda que, com vontade tudo é possível e agradece à SFUAP e à Paróquia por acolherem este ano as festividades de forma mais direta que o habitual.

Já no sábado, as apresentações da nossa Instituição foram as danças latinas e a Ginástica de Manutenção, duas das atividades que serão dinamizadas no projeto “Cultura Aberta” (a funcionar na Residência Nossa Senhora da Esperança e com inscrições já abertas). Orientados pelo Professor Francisco Balsinha, os alunos mostraram a sua boa disposição e empenho nestas disciplinas, convidando inclusive alguns presentes a participar nas atuações.

Durante estes dois dias a nossa Instituição esteve ainda presente nas festas com um stand informativo sobre as nossas Respostas Sociais e iniciativas, espaço que foi dinamizado por vários trabalhadores da Instituição que de forma voluntária foram apresentando os nossos serviços a quem passava.

No domingo, mais de 40 residentes das nossas duas Residências Seniores saíram até à Capela do Bairro para participarem na Procissão em honra de Nossa Senhora da Piedade, o ponto alto destas festas.

Recebendo Nossa Senhora com emoção e lenços brancos, foram também agraciados com uma flor branca entregue pelo grupo de Lobitos do Agrupamento de Escuteiros da nossa Freguesia; segundo palavras do Padre José Pinheiro, foi apenas uma gesto de reconhecimento por estas pessoas que fazem parte da comunidade e que há muitos anos participam nesta procissão.