212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

“Gestos com História” de vidas de gente nossa, contada na primeira pessoa

8

NOVEMBRO, 2019

Residência Nossa Senhora da Esperança
Sénior
Câmara Municipal de Almada
Atividade

“Gestos com História” são uma possibilidade de aprendizagem, um ponto de encontro de experiências e memórias, para relembrar que o corpo voa.

Os nossos seniores dos Equipamentos Residência Nossa Senhora Piedade (utentes residentes e de Centro de Dia) e Casa de S. Paulo a convite da Equipa da Biblioteca Municipal José Saramago da Câmara Municipal de Almada, desenvolveram ao longo de 5 sessões de representação gestual um espetáculo de “Gestos com História”, sob a orientação do coreográfico Mário Afonso. Partindo da ideia de que todos temos um corpo e por meio dele se inscreve a história da experiência da pessoa, um grupo de seniores da nossa Instituição foi convidado a desenvolver um trabalho de perscrutação da sua memória física e intelectual. Teve a finalidade de criar pequenas estruturas coreográficas, que fossem representativas do ambiente temático vivido a partir das suas histórias de vida, nomeadamente, que pudessem retratar profissões, brincadeiras e as recordações mais significativas, onde a alegria, a cooperação e afeto também estivessem presentes.

A partir destas recordações, que gostariam de ver expressar através dos gestos, o coreógrafo Mário compôs a estrutura de apresentação. E, após quatro sessões de ensaios, realizadas na própria Biblioteca José Saramago, esta apresentação teve o seu culminar com o espetáculo “ Gestos com Histórias”, a 8 de novembro, na sede do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro. Foram representadas pelo novato, mas promissor grupo de atores seniores, as suas profissões como escriturários, domésticas, pescadores, agricultores, empregados de restauração, bordadeiras, militares, costureiras, corticeiras, mestres de pó-de-arroz, professora. E suas brincadeiras de infância, como o jogo do pião, a roda, a “Que linda Falua”, o de arco e gancheta, o jogo de mãos com lengas-lengas, o jogo do Lenço outras passíveis a decifrar pelos espetadores. Não ficando a faltar, o tão alegre bailarico, que animava as tardes domingueiras de outrora. E foi com bailarico que o espetáculo gestual se deu por terminado, incitando a assistência a juntarem-se ao grupo de atuação para um “pezinho de dança”.

 

Foi deveras, uma tarde bem passada, onde os sons das palavras deram lugar aos gestos de um corpo de atores seniores, mas de espírito e movimentos joviais. Um bem-haja à Equipa Biblioteca da Biblioteca Municipal José Saramago, nomeadamente à Cláudia Pulquérito e à Telma Marreiros, por mais uma iniciativa junto dos nossos seniores!

 

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This