212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Já está lançada e abençoada a 1ª pedra do novo Equipamento Sénior na Cova da Piedade, em Almada

17

SETEMBRO, 2018

1ª Pedra
Novo Projeto
Residência
Seniores
Almada

O dia de ontem, 16 de setembro de 2018, ficou marcado pelo lançamento e bênção da 1ª pedra da futura Residência Sénior Nossa Senhora da Piedade, o novo projeto do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro que, em parceria com a Câmara Municipal de Almada e Segurança Social, assume este novo compromisso para com a comunidade.

A cerimónia, integrada no decorrer das Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade, foi realizada no terreno onde será edificada a nova Residência e contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês Medeiros, do Presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Ricardo Louçã, e da Diretora Regional da Segurança Social de Setúbal, Dra. Natividade Coelho.

Trata-se de um grande projeto da Instituição, grande pela sua dimensão mas também pelo impacto direto e indireto que vai ter na vida de milhares de pessoas, destacou o Presidente do Centro Social e Paroquial, Padre José Pinheiro, “este impacto é a marca que caracteriza a nossa obra social, cada equipamento nasce vocacionado para servir a população socialmente desprotegida”. No seu discurso, o Padre José Pinheiro, identificou as razões que levam à urgência da construção deste espaço que terá como finalidade servir a população sénior que “está abandonada a si mesmo, as estatísticas não enganam. Vivemos mais tempo mas não com a mesma qualidade, para a grande maioria envelhecer é sinónimo de perda de qualidade de vida”.

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à cerimónia e abençoou a 1ª pedra da Residência localizada em pleno coração da Cova da Piedade “na cova onde tantas vezes caímos desamparados… A Senhora da Piedade é a mãe da dignidade…”. D. José Ornelas espera ainda que esta casa seja a expressão daquilo que “queremos ser como Igreja, a Igreja que acolhe” construindo-se com inteligência e com o coração “caminhos de dignidade, caminhos de sustentabilidade e caminhos de justiça para toda a gente…”, elogiando ao mesmo tempo esta construção e a missão que o Centro Social e Paroquial assume para com os mais desprotegidos.

A Cidade de Almada vai contar assim com mais um equipamento social e a Câmara Municipal apoia-nos neste projeto, que servirá também como uma obra de requalificação urbanística de um espaço em ruínas e desaproveitado “este é um projeto muito completo… e que vem responder também a uma necessidade não só da Cova da Piedade mas também vai permitir que venha mais vida para esta zona da Cidade” considera Inês de Medeiros, Presidente da Câmara de Almada, em entrevista.

 

Momento da Bênção da 1ª Pedra da Residência Nossa Senhora da Piedade, pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas

A parceria nesta obra social envolve também o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, entidade que esteve representada na cerimónia através da sua Diretora, Drª Natividade Coelho, que tem acompanhado o projeto desde início e que considera ser uma resposta social necessária no Distrito e no Concelho “é muito importante a intervenção neste território… o parecer técnico ao projeto de licenciamento é já uma realidade.”

A Direção do Centro Social e Paroquial encontra-se empenhada em, daqui a dois anos, abrir as portas desta nova casa que servirá de abrigo e proteção aos que mais precisam “daqui a dois anos queremos estar aqui, nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade, não no meio destas ruínas abandonadas, nestas ruas degradadas e esquecidas, mas de portas abertas para acolher a todos na nova Residência Nossa Senhora da Piedade”, anunciou o Padre José Pinheiro.

 

Membros da Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This