212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

 ‘Um Recreio Verde’    Os benefícios de plantas e jardins no crescimento das nossas crianças

27

JUNHO, 2019

Infância
Instituição
Jardins
Equipamentos

Um ambiente rodeado de vida vegetal é capaz de afetar positivamente o crescimento e desenvolvimento emocional de uma criança. A sua participação ativa no cultivo e crescimento de plantas, sejam vegetais para consumo ou plantas ornamentais contribui, entre outros fatores, para o desenvolvimento do senso de responsabilidade. Sendo integrado nas rotinas diárias, promove  o senso espácio-temporal que fomenta ainda aspetos como a segurança individual. Estando rodeadas de flores, árvores e outras vidas, também estamos a ensina cada criança sobre a importância e cuidados a ter com o ambiente, provocando a sua curiosidade científica.

Nos nossos Equipamentos de Infância, os recreios estão decorados com tonalidades de verde e as ocasionais cores quentes e frias das flores, acompanhados obviamente com baloiços, escorregas e outros brinquedos. Um ‘recreio verde’, para além de incentivar as crianças a fazerem mais exercício e apanhar mais sol, beneficia a sua saúde fortalecendo progressivamente os seus sistemas imunitários. Ficar “sujo” enquanto se brinca em meio natural, torna as crianças mais fortes e capazes de gerir ou combater fisiologicamente algumas doenças.

À medida do que pode ser realizado em cada Equipamento de Infância, conforme as suas características espaciais e de localização geográfica, os espaços verdes e hortas pedagógicas vão sendo desenvolvidas pelas equipas utilizando recursos e saberes adequados a cada faixa etária.

No Equipamento Bairro o espaço exterior é maioritariamente ocupado por zona de brincadeira, mas a horta pedagógica não ficou esquecida, e tem mudado ao longo dos anos, segundo as épocas e tendências alimentares e de cultivo, mas sobretudo conforme o interesse dos grupos de crianças. Quando a visitámos este ano, o destaque das crianças foi dado ao alto girassol, acompanhado por um amável espantalho. Ervas aromáticas e alguns vegetais estão dispostos nos espaços delimitados para cada uma das salas. As crianças, com a supervisão das suas educadoras, participam na rega e cultivo de sementes, marcando os espaços e itens com as suas próprias ilustrações. As rotinas estão estabelecidas e esta é uma das tarefas mais disputadas em cada uma das salas.

O Equipamento Renascer cuida atenciosamente da sua horta de ervas aromáticas e da famosa Oliveira, um símbolo familiar da nossa Instituição que, neste caso, foi trazida diretamente de Jerusalém pelo Padre Ricardo Gameiro. Se em tempos a zona de cultivo foi maior, com a ampliação do Equipamento em agosto último, o espaço exterior está agora mais direcionado a mobiliários infantis de exterior para dar uma resposta de qualidade ao número de utentes deste Equipamento. Desta forma, foram encontradas outras soluções criativas pela equipa para manter a presença da natureza, como seja a existência de plantas de interior.

 

Na Ramalha, um Equipamento integrado numa zona rodoviária e bastante urbana, o espaço exterior tem de ser rentabilizado ao máximo. E, apesar deste Equipamento ser ladeado por um pequeno jardim urbano (nas traseiras), durante a construção do edifício, houve o interesse e necessidade da Instituição em garantir a existência de espaços verdes. O exterior de uma das salas de pré-escolar tem uma zona ajardinada mesmo em frente à sua janela, razão pela qual a é apelidada de “Jardim”… 

Próximo dos brinquedos do exterior, encontram-se arbustos floreados de várias cores e árvores de fruto, como limoeiro e nespereira. É destas árvores que pequenos grupos de crianças, em alturas certas do ano, vão começando a perceber e antever o amadurecimento e participam alegremente na colheita dos frutos, partilhando depois com os demais colegas o seu conhecimento e o resultado da sua coleta.

Destaca-se ainda uma pequena casa de madeira junto à horta pedagógica, a qual vai mudando a sua produção sazonalmente e onde as crianças participam ativamente.

Quem conhece a história da zona da Ramalha, sabe que as perpétuas, pequeno arbusto que floresce em amarelo na altura da Primavera, faz parte da mística desta área. E porque as plantas são importantes não só para o nosso bem estar, mas também para perpetuar a nossa história pessoal e social, a Instituição reservou desde logo um espaço destinado a recuperar este arbusto, que atualmente não é muito comum nesta zona da cidade. O contato com antigos residentes da Quinta e que tinham ainda alguns pés desta planta permitiu recuperar e garantir, passados 9 anos, a continuidade de uma tradição: a oferta de perpétuas no dia de São João, a 24 de junho.

E por fim, é numa das entradas do Equipamento do Comunitário que nos deparamos com um espaço de horta para as salas. Devido à sua exposição solar, nem todas as épocas são benéficas ao cultivo, mas o investimento dado a este espaço faz nessas alturas, parte das rotinas de sala. Outro tipo de flora presente são os agapantos brancos e violeta que acompanham as escadas e completam a paisagem do exterior.

Não é nosso propósito termos simplesmente jardins bonitos e cuidados… É sim nosso objetivo ter espaços de exterior divertidos e seguros, que crianças de diferentes faixas etárias possam usufruir livremente. É totalmente de nosso interesse que as nossas crianças, filhos de uma realidade mais citadina, tenham contato com a terra, com a mudança de tempo e estações, com o ciclo de vida das plantas e que juntos em equipa, construam bases de conhecimento para que o futuro seja mais verde e ecologicamente mais consciente.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This