212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Espaços de lazer que enchem corações – As plantas e Jardins das nossas Residências Séniores

11

JUNHO, 2019

Instituição

Séniores

Exteriores

 

Atualmente o aumento de ‘pequenos jardins’ nas casas das pessoas tem crescido consideravelmente e isto provém do aumento da consciência sobre o efeito que a fragância e cor das plantas têm no subconsciente humano, em especial nas pessoas com vários tipos de doenças ou debilidades. Estes fatores foram provados através de estudos, indicando que as plantas são capazes de reduzir dores, stress, regular a agitação, tendo assim um efeito terapêutico e reconfortante nas pessoas.

Os espaços exteriores, ou jardins, do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, apesar de não poderem ser considerados “Jardins Terapêuticos” (construções ao ar livre criadas em função do tipo de população a que se destinam), são um grande orgulho e são cuidados com uma enorme afeição e investimento da parte nossos trabalhadores. São estes, um dos espaços que os nossos utentes mais apreciam, escolhendo passar lá os dias de bom tempo a relaxar ou a participar em atividades de lazer.

Na casa de São Paulo as varandas das salas de convívio estão bordadas com flores para acompanhar a paisagem urbana exterior. No entanto, o terraço é o local mais famoso do Equipamento. Para além de no fim-de-semana as famílias passaram lá o seu tempo de visita, é ainda um local de eleição pela sua posição alta e de privilegiada vista que permite que muitos dos seniores consigam vislumbrar casas, comércio ou ruas que os reportam à sua história de vida, tendo em conta que a maioria é desta área.

Hortênsias, oliveiras e alfazema, que depois é apanhada e colocada em sacos de cheiro para os armários, são apenas algumas das flores e plantas que rodeiam este Equipamento, plantadas e tratadas pelos nossos funcionários.

 

 

No jardim da Residência Nossa Senhora da Esperança podem encontrar-se rosas de várias cores, margaridas entre outras espécies espalhadas pelo verde vibrante das folhas e ervas.

A mobília urbana distribuída pelo jardim, escolhida intencionalmente para o conforto dos seniores, complementa a composição do jardim com prioritariamente bancos semelhantes aos da rua, dando a sensação de um parque urbano.

Pérgulas cobertas de plantas para criarem sombra nos dias de verão, cadeiras, decorações e até uma pequena fonte que cria um som de ambiente e casa de alguns peixes e de uma tartaruga, transformam esta área numa zona perfeita para leitura, escrita e convívio.

A fragância e cor destas flores entre a folhagem verde das plantas desperta a felicidade e momentos de relaxamento no corpo dos nossos utentes. Por estas razões, o nosso investimento na manutenção destas zonas é permanente pois consideramo-los como mais um fator de qualidade dos serviços que temos a oferecer.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This