212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

A leitura como forma de partilha na vivência dos nossos séniores

31

JANEIRO, 2018

Leitura
Séniores
Projetos
Instituição

A leitura é um dos meios mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. A sua prática melhora o aprendizado, a capacidade interpretativa e estimula o bom funcionamento da memória pois mantém o raciocínio ativo, tornando-se essencial em qualquer idade.

Nesse sentido procuramos manter esta prática ativa entre os nossos idosos, através de encontros e projetos literários que lhes proporcionem momentos de leitura.

No âmbito do Projeto “Leituras Encenadas e Outras” da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, os nossos utentes da Residência Nossa Senhora da Esperança, Casa de São Paulo e Centro de Dia do Renascer, têm recebido visitas de alguns alunos que, de forma voluntária, tentam promover a leitura junto dos mais velhos e alegrá-los com pequenos momentos de partilha e convívio. Uma experiência que tem entusiasmado os mais jovens a lerem mais e a dedicarem o seu tempo aos idosos através de encontros inter-geracionais “partilham connosco histórias incríveis… acho que os fazemos sentir em casa, em família” afirmou Érica Trovão uma das alunas envolvida no projeto.

Numa das visitas ao Centro de Dia da Residência Nossa Senhora da Esperança, os nossos idosos tiveram a oportunidade, não só de ouvir algumas leituras, como de conversar com eles. A utente Fátima Miguel, mostrou-se contente com estes encontros considerando importante partilharem também os seus conhecimentos «o objetivo é eles também levarem alguma informação nossa para a vida deles». A Professora Bibliotecária Carla Crespo é uma das responsáveis por este projeto e tem acompanhado estes encontros que, segundo a mesma, têm permitido uma importante «partilha humana». Um dos seus alunos resumiu-lhe esta experiência numa frase “Professora, eu nunca me senti tão útil na vida” confessou-nos Carla Crespo que afirma sentirem-se de «coração cheio» com estas visitas «vamos de coração cheio, com a sensação que demos muito pouco mas que as pessoas receberam como se fosse muito».

Somos, desta forma, parceiros do “Leituras Encenadas e Outras” que iniciou no ano letivo 2016-2017, integrando-se no projeto “Lêr Mais Jovem” – uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em ligação com a Rede de Bibliotecas Escolares.

Para além de nos juntarmos a iniciativas como esta que estimulam as capacidades cognitivas dos nossos séniores, através da leitura e do convívio, apostamos igualmente em projetos internos com os nossos professores voluntários do Centro de Convívio “CulturAberta”.

Duas das professoras voluntárias realizam, quinzenalmente, encontros de leitura com os idosos da Residência Nossa Senhora da Esperança. Sentam-se à conversa com eles e, para além de promoverem a leitura, procuram sobretudo ouvi-los e ajudá-los a reavivar memórias, com as suas próprias vivências passadas. O recordar de uma casa, de um objeto marcante para eles, de uma paisagem, de um lugar ou de uma história… são episódios ou locais que as professoras Albina Moura e Ângela Mota ajudam os nossos utentes a lembrar, dedicando-lhes o seu tempo e atenção, algo que eles tanto necessitam «o mais importante é dar-lhes oportunidade de eles falarem sobre as suas memórias, ouvi-los…» afirma a professora Albina Moura.

Além de animarem o espaço da biblioteca, estes encontros permitem dar a conhecer aos utentes algumas das obras literárias existentes e promover a leitura no «desenvolvimento da comunicação e também do desenvolvimento pessoal e social do idoso» sendo este o grande objetivo apontado pela professora Ângela Mota.

A promoção e partilha da leitura junto dos nossos idosos acontece assim através deste tipo de projetos que, além de ajudarem a manter ativas as suas capacidades intelectuais, permitem a interação social ao ser incentivado o convívio com aqueles que levam a leitura até eles.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This