212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

A passagem do “Livro gigante dos Direitos” pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro

8

OUTUBRO, 2019

Infância
Comunidade
Direitos das Crianças
Actividade

Ser criança é ter liberdade para viver a infância com qualidade.

Ser criança, é ter direito à alimentação saudável e a uma boa educação.

Ser criança é poder ser amado protegido e feliz. (C. C. Renascer)

Integrado no 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro participou, a convite da CPCJ de Almada na ilustração conjunta de um “livro gigante dos Direitos”.

Trata-se de um livro construído progressivamente por crianças de várias escolas e Instituições do nosso Concelho e que, durante quatro dias permaneceu nos nossos Equipamentos de infância, permitindo que vários grupos de crianças deixassem um pouco da sua perspetiva sobre o tema.

Para além da componente prática com as crianças, esta atividade possibilitou ainda a reflexão teórica do tema por parte das nossas equipas técnicas: “A educação pré-escolar tem um papel preponderante na educação da criança, por isso agimos envolvendo sempre as famílias e a comunidade educativa nas dinâmicas desenvolvidas no âmbito das temáticas de cidadania global, desenvolvendo nas crianças competências relacionais e sociais que facilitem o viver em comum. Como agentes educativos, foi-nos lançado o desafio de participarmos na elaboração de um livro sobre “Os Direitos das Crianças”, conhecer as suas opiniões e perceções em relação aos seus direitos que consideram mais prementes e dar-lhes voz, tornando-as mais responsáveis, solidárias, livres de preconceitos e desenvolverem-se como cidadãos reflexivos e participativos” (equipa técnica da Ramalha).

Para encerrar a participação da nossa Instituição nesta iniciativa, o Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro teve o prazer de realizar o intercâmbio com a Escola 1º de Maio, fazendo a entrega do livro presencialmente, sendo este momento marcado pela alegria das crianças e educadores.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This