212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Mais um ano que se inicia “rico” em incertezas que nós teimamos em transformar em novos desafios

12

SETEMBRO, 2019

Instituição
Infância
Sénior
Comunidade

Mensagem do Padre José Pinheiro
Início do novo ano letivo

 

Caros utentes (e famílias), trabalhadores, voluntários, benfeitores e a todos os que de alguma forma contribuem para a edificação da obra social do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

Este ano letivo vai ficar marcado pelo início de um novo Projeto Educativo e Social da Instituição (PESI), com o tema “Ecologia Integral” que terá a duração de um triénio. Este itinerário de 3 anos terá como base a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, sobre o cuidado da Casa Comum, publicada em maio de 2015.

Assumimos como objetivo principal deste desafio ganharmos um novo olhar de respeito sobre a obra da criação assim como a responsabilidade de cada um de nós na sua preservação. Queremos refletir e assumir uma ecologia integral, que não esqueça a complementaridade entre o homem e a mulher nas suas diferentes dimensões e aspirações (desde a conceção até à morte natural), com um papel singular na sustentabilidade de todo o ecossistema onde a humanidade também se encontra incluída.

Este é mais um ano que se inicia “rico” em incertezas que nós teimamos em transformar em novos desafios. É assim todos os anos, foi assim há quase cinquenta anos. Neste sentido, este ano, até agora, já fechámos uma sala de pré-escolar. Mas também estamos a desenvolver uma nova resposta social para os jovens e adultos deficientes Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar, no antigo jardim infantil da Romeira. Continuamos a trabalhar no projeto do novo lar para seniores “Residência Nossa Senhora da Piedade”, que já faz um ano que lançámos a primeira pedra. Tudo indica que no mês de outubro (dedicado ao idoso) iniciemos a construção…. Infelizmente não depende só de nós.

“A nossa missão só é possível porque é sustentada pelo trabalho de centenas de trabalhadores que diariamente dão a sua vida pelo bem-estar dos vossos filhos, pais ou avós” 

Caros amigos, a nossa missão é, à maneira de Jesus Cristo, descobrir e ensinar novos caminhos de justiça social que dignifiquem cada pessoa humana indo ao encontro da sua individualidade, da sua história concreta, dos seus sonhos e aspirações a uma vida com horizontes de esperança e assim construirmos uma nova cultura capaz de transformar a nossa sociedade.

A nossa missão só é possível porque é sustentada pelo trabalho de centenas de trabalhadores que diariamente dão a sua vida pelo bem-estar dos vossos filhos, pais ou avós. O ordenado que justamente recebem ao fim de cada mês não é seguramente o motivo principal da sua dedicação e profissionalismo, quem os conhece sabe que é do coração que lhes vem a força para servir com o grau de exigência que impressiona até os mais distraídos. O meu obrigado, em nome desta Direção, a todos os trabalhadores, voluntários e benfeitores que tornam possível mais um ano de serviço à nossa Comunidade.

 

Padre José Pinheiro
Presidente da Instituição

 

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This