O Natal de Jesus no nosso Centro Paroquial

DEZEMBRO, 2019

Infância
Sénior

Para a humanidade em geral (crentes e não crentes) o Natal é antes de mais, um “grito” de Amor, que brada com toda a alma, que todos os homens são irmãos, porque todos são filhos do mesmo e único Pai, o Deus Criador do Céu e da Terra.

A nossa convicção na verdadeira Encarnação do Filho de Deus é o sinal distinto da fé cristã. Cristo é a figura central de toda a História, pelo que esta não se compreenderia sem o Natal (o seu nascimento). É o Salvador que vem libertar-nos do pecado (que no separa de Deus e dos irmãos) e trazer-nos a verdadeira Alegria e a autêntica Paz pela qual a Humanidade anseia.

Os sinais de bíblicos, transmitidos por meio dos profetas, são parte da Caminhada de Advento que este ano estamos a celebrar na Instituição “Sinais de Deus que nos conduzem ao Natal”, os quais orientam-nos semanalmente pelos sinais de estrelas, pela água, pela luz da lua e pelo calor do sol, enquanto símbolos da presença de Deus entre os Homens, na presença de seu Filho, Jesus.

O Natal na nossa Casa

Sendo o Natal a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a nossa Instituição assinala-o sempre com grande júbilo. O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro marca festivamente o Natal, com três festas centrais de Natal: a das crianças, a dos seniores e a dos trabalhadores. Esta última, com o seu tradicional jantar natalício, onde a confraternização e a alegria estão patentes, precedida sempre de Celebração Eucarística. Mas, até a este dia, a Caminhada é contínua, ao longo das quatro semanas de Advento, com reflexões partilhadas e sentidas de fraternidade e paz.

Já a festa de Natal da Infância é colorida, todos os anos, com uma animação em grande, chegando a reunir cerca de dois milhares de pessoas, entre espectadores e participantes. É uma festa criada em união, onde crianças, familiares e colaboradores das diferentes Respostas Sociais, se entregam de alma e coração para criarem um momento único, atual (pela escolha dos temas apresentados) e repleto de sentimento.

A de Seniores, um pouco mais pequena em dimensão, vai de encontro às necessidades e interesses dos utentes das nossas Respostas Sociais Seniores, que em família de sangue e família de coração, encontram neste momento o mais valioso colorido e sentimento inerente a esta quadra.

Aliás, no dia 24, os familiares dos residentes das nossas Estruturas Residenciais para Idosos, todos os utentes seniores (à exceção dos mais vulneráveis, que se encontram já acamados) os trabalhadores e seus familiares e muitas pessoas da Comunidade reúnem-se para participarem na Missa do Galo (celebrada às 18h). Depois, muitos regressam a suas casas para cearem em família; outros levam seus pais, nossos utentes seniores, para pernoitar e passar o dia 25 juntos, ou então, ficam para cear connosco. E ainda, outros utentes sem laços familiares por perto, permanecem connosco partilhando uns com os outros afetos e companhia, assim como uma mesa recheada de doçaria, de comes e de alegria.

Nesta época, mais que em qualquer outra altura do ano, recebemos ainda nas nossas duas Residências, a visita de Entidades, escolas e grupos que connosco querem partilhar o espirito natalício e que, por iniciativa própria trazem momentos de animação e de diálogo intergeracional.

Todas estas iniciativas da Instituição partem da contemplação da família de Jesus, onde somos convidados a uma séria reflexão sobre a “sacralidade da família”. Mesmo perante o nosso mundo globalizado, o núcleo familiar ainda continua sendo o lugar decisivo, onde se aprende a arte de viver, onde se ensina com o testemunho e onde se colhe e se dá amor, seja esta uma família biológica ou afetiva.

E muitos são, ainda hoje, os sinais do Reino de Deus no Natal, o de adoração ao Deus-Menino, o de demanda pela paz, o de solidariedade, o de fraternidade. A todos desejamos um Natal cheio de Paz ….