Nova resposta social para jovens e adultos com deficiência

JULHO, 2019

Romeira

Portugal é ainda um país débil no tipo e número de respostas disponíveis para a pessoa com deficiência, e Setúbal é, segundo o último relatório do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), dos Distritos com menor taxa de resposta para este grupo populacional. Ambos os dados foram abordados na jornada “Casa com Lugar para Todos – Onde a deficiência VIVE” que realizámos a 14 de março em Almada e que resultou da vontade do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, em promover o debate social deste tema. Nesta iniciativa, contámos com altos representantes das mais importantes Entidades da área em Portugal e, desafiámos os responsáveis da nossa zona de abrangência geográfica a agilizarem o nosso pedido de abertura de um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e de uma Residência.

Este objetivo foi atingido, e vamos agora a avançar com uma resposta social para 30 jovens ou adultos, com deficiência!

A nossa experiência no apoio a pessoas com deficiência

Quando pensamos nas necessidades da nossa comunidade, procuramos ir sempre mais além e dar respostas a quem delas precisa. Ao longo de vários anos, os pedidos de integração de pessoas com deficiência nas nossas Residências Séniores, em Centro de Dia ou no Serviço de Apoio Domiciliário, mostraram-nos que esta era uma necessidade premente. Temo-lo feito e com qualidade no serviço prestado, mas a capacidade de resposta é demasiado reduzida face à procura. Desta noção começou a crescer o sonho e a delinear-se o plano para concretizar mais um objetivo social.

Iremos avançar com um Centro de Atividades Ocupacionais, uma resposta social destinada a promover atividades para jovens e adultos com deficiência grave a profunda, com vista a promover a sua valorização pessoal, a integração social e a maximizar o desenvolvimento das suas competências, respeitando a individualidade de cada um.

O caminho já percorrido

A nossa perspetiva é que, através da experiencia adquirida ao longo dos 40 anos de existência desta Instituição, da multidisciplinariedade da equipa técnica, da nossa dimensão social e das múltiplas respostas sociais que dispomos, sejam criadas sinergias que funcionem como um fator majorativo ao desempenho do CAO.

Em 2018, com o encerramento das respostas sociais de infância no Equipamento “Jardim Infantil da Romeira” iniciámos o trajeto para converter este espaço num centro ocupacional. Estamos atualmente a preparar o projeto e esperamos que a sua aprovação por parte do Instituto de Segurança Social seja célere. Segue-se depois uma candidatura a financiamento através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

O acordo de cooperação, já confirmado pelo Instituto de Segurança Social será para 30 utentes que contarão com as seguintes comodidades: 4 salas de atividades, 1 ginásio, 1 sala de convívio, 1 sala de refeições, 1 sala snoezelen, 4 Gabinetes técnicos, 1 espaço de banho assistido, 1 sala para promoção das Atividades de Vida Diária (semelhante a um apartamento T1), para além dos habituais espaços neste tipo de resposta: cozinha, lavandaria, sala de pessoal e instalações sanitárias com acessibilidades.

Caminhamos a passos largos para concretizar mais um sonho da nossa Instituição mas também de toda a comunidade contando com parceiros sociais aos quais agradecemos e com os quais esperamos continuar em parceria: Centro Distrital de Setúbal do Instituto de Segurança Social e Câmara Municipal de Almada!