212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

“O ciclo dos alimentos, do produtor ao consumidor” foi tema das primeiras sessões de nutrição nas salas de pré-escolar

31

OUTUBRO, 2019

Infância
Nutricionista
Alimentação
Equipamentos
Actividade

A aposta que a nossa Instituição realiza a nível da alimentação, em todas as respostas sociais,  vai para além do cuidado com o equilíbrio das ementas ou com a qualidade dos produtos com que confecionamos cada refeição. Passa também, pela atenção dada à educação alimentar desde tenra idade. Assim, realizamos mensalmente um encontro teórico-prático em todas as salas de pré-escolar de todos os Equipamentos, dinamizados pela Nutricionista da Instituição, Joana Pires.

A primeira atividade de nutrição do ano letivo 2019-2020, levada a cabo durante o mês de outubro, teve como objetivos principais o reconhecimento da origem dos alimentos, o local de proveniência e o período ou época do ano em que são mais característicos.

As crianças foram ainda estimuladas a perceber quais os alimentos de origem animal e os de origem vegetal, acção que parece simples, mas que na verdade se reveste por vezes de algumas incertezas, em especial com alimentos que são menos comuns no regime alimentar de cada família. Para tal, as crianças com a ajuda da nutricionista colocavam recortes de alimentos na cartolina correspondente. Por último, foi oferecida maçã crua e cenoura crua, para que percebessem que existem alimentos que podem ser consumidos de forma cozinhada ou crus. A salientar que, por cada alimento escolhido era questionado se esse alimento devia ser consumido regularmente ou só em ocasiões especiais.

Tendo em conta que é um tema bastante vasto, as ações de novembro irão dar continuidade à mesma temática.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This