O que somos

«Amar é construir para os outros!»

Foi com este ideal que nascemos há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade e é assim que queremos continuar a servir.

Tudo o que fazemos é por uma causa maior. A causa do amor e do serviço ao outro na promoção da sua dignidade humana, à luz da fé em Jesus Cristo que nos guia e orienta.

Atualmente dispomos de 9 equipamentos sociais: 5 na área de Infância, 2 na área sénior e 2 na área cultural, onde se integram trinta respostas sociais. Com 300 trabalhadores, inúmeros voluntários e benfeitores, somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que apoia, diretamente, mais de 1500 utentes, e de forma indireta cerca de 5 mil pessoas.

MISSÃO

A nossa missão focaliza-se numa acção centrada na dignidade humana, promovendo respostas sociais que visam o crescimento e promoção de cada indivíduo, através de valores cristãos: ética, igualdade e solidariedade.

VISÃO

Assenta no ideal de ser reconhecido pela qualidade total dos seus serviços, e reconhecimento de excelência da Instituição.

POLÍTICA DE GESTÃO

Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro propõe-se prestar serviços que respondam com responsabilidade, qualidade e criatividade às necessidades e expetativas dos seus utentes, tendo como referencial a norma NP EN ISO 9001:2008 para as respostas sociais de Creche, Pré-Escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Dia, Centro de Convívio, Estrutura Residencial para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, Gabinete de Inserção Profissional, Cantina Social, Loja Solidária e Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família.

Propõe-se, ainda, assegurar a qualidade de nível A nas respostas sociais ativas, onde sejam aplicáveis os modelos de avaliação do Instituto da Segurança Social, melhorando continuamente a eficácia do Sistema de Gestão.

Para isso, procurará:
• Conhecer as necessidades dos utentes com vista à sua satisfação;
• Valorizar, continuamente, os recursos humanos através da sua formação, realização, motivação e satisfação;
• Suprir necessidades existentes na comunidade no qual se integra o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro;
• Alcançar os objetivos estipulados referentes aos processos definidos;
• Incrementar medidas ambientais que eliminem o desperdício;
• Garantir a satisfação dos parceiros com os quais estabelece protocolos.

A atual direção

A 16 de agosto de 2015 tomou posse a nova Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, cujo mandato tem a duração de quatro anos.

De forma totalmente voluntária, com Amor, entrega e dedicação, fiéis a Jesus e ao Evangelho, servem esta obra social que nasce da ação sócio-caritativa da comunidade da Cova da Piedade.

PADRE JOSÉ GIL DE BORJA PINHEIRO RIBEIRO

josegilpinheiro@gmail.com

ANA LUÍSA ATAÍDE ALBINO PAÇÃO CAIXAS

VICE-PRESIDENTE

direcao@cparoquial-covapiedade.pt.

MARIA DO CARMO COSTA FERREIRA DE ALMEIDA

1.º SECRETÁRIO

ABÍLIO FERREIRA

2.º SECRETÁRIO

MANUEL JORGE BENTO

TESOUREIRO

A nossa história

Inicialmente designado por Centro Paroquial de Bem-Estar Social da Cova da Piedade, teve os seus primeiros estatutos publicados a 23 de fevereiro de 1973. No ano de 2005, esta Instituição passa a ter uma nova designação: Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

A história desta obra social começa com o Padre António Augusto Sobral que deu os primeiros passos na ação sócio caritativa da Paróquia da Cova da Piedade. Foi, no entanto, o Padre Ricardo Gameiro Lopes, chegado à Paróquia no dia 01 de junho de 1975, que impulsionou e fez crescer esta grandiosa obra social, tornando-a numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de referência.

Com parcas possibilidades no início, foi no Bairro Nossa Senhora da Piedade que se concentraram, durante 25 anos, todas as respostas sociais da nossa casa. Em 1998 nasce o segundo equipamento social: o Centro Comunitário. Segue-se depois o Renascer, em 2000, a gestão da Romeira em 2004, e a Ramalha em 2010.

O primeiro equipamento sénior, a Residência Nossa Senhora da Esperança nasce em 2001, e foi preciso esperar 14 anos, até 2015, pela inauguração da Casa de São Paulo, a segunda residência sénior.

Como aposta na cultura, nasceu em 2012, o Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família, e mais recentemente, a Casa do Parque, alojamento para estudantes.

O Padre Ricardo Gameiro foi Pároco e Presidente do Centro até à data de sua morte, a 19 de dezembro de 2011.

Em 5 de agosto de 2012, toma posse o Padre José Pinheiro, atual Pároco e Presidente da Instituição. Durante a fase de transição foi presidente o Padre Fernando Belo (atualmente Pároco emérito de Almada).

Estatutos

Os Estatutos do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro incluem um conjunto de artigos de carácter geral que regulam o seu normal funcionamento e definem as grandes linhas orientadoras da sua ação.

Regulamentos

É no Regulamento que se encontram todas as especificidades do funcionamento da Instituição. No entanto, o regulamento não é um fim em si mesmo, mas um meio para gerar comunhão, confiança, fidelidade e corresponsabilidade.