212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Ritmo e sabedoria, elementos chave para uma “Orquestra Maior”

2

ABRIL, 2019

Orquestra
Instituição
Música Clássica
Percussão 
Séniores

O projeto “Orquestra Maior” reúne várias “centenas de anos” de sabedoria e ritmo num mesmo espaço!

Composto por séniores das diferentes Respostas Sociais da Residência Nossa Senhora da Esperança e da Casa de São Paulo, é um projeto que iniciou há pouco mais de meio ano e que conta com 31 participantes (acrescido dos membros da equipa multidisciplinar que os apoiam). Trata-se de uma Orquestra Sénior de Percussão, especializada em peças de música clássica, que tem como objetivo desenvolver capacidades individuais através da prática musical.

Tiago Araújo, o jovem músico percussionista de 25 anos que dirige este grupo, evoca esta como a primeira experiência profissional com séniores, considerando-a um desafio permanente.

As maiores dificuldades foram sentidas no início do projeto, onde, após o processo de motivação para alguns dos séniores participarem (realizado pelos técnicos da Instituição), a aprendizagem inicial não foi fácil, assim como a seleção do instrumento respetivo de cada tocador consoante as suas capacidades e interesse.

Refere que até ao momento conseguiram atingir todos os objetivos propostos, na medida em que se conseguiu um bom leque de repertório e capacitação para apresentações em público.

Um projeto feito de desafios e fé no futuro

Segundo Ana Teresa, diretora sénior da Instituição, projetos como este capacitam cada um dos utentes, pela aquisição ou aumento das suas competências pessoais, potenciam o bem estar emocional, aumentam a coesão de grupo e criam memórias felizes e duradouras.

Após meses de ensaios, a primeira apresentação da Orquestra foi na festa de Natal sénior da Instituição, arrancando aplausos entusiastas do público.

Mas, até à presente data, a atuação que mais marcou estes músicos foi a participação na Jornada “Casa com Lugar para Todos”, a 14 de março em Almada, onde puderam apresentar algumas músicas do repertório já existente a uma plateia mais diversificada.

Segundo algumas das técnicas que os acompanharam, Tânia Custódio e Ana Carvalho, não foi só a presença em palco numa sala como o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça que os entusiasmou… Todas as saídas se revestem de animação, e muitas, tal como esta, são novas experiências que muitas vezes concretizam sonhos passados!

Para o futuro, reserva-se dedicação por parte de todos a esta iniciativa, e o desejo de apresentarem o seu projeto noutros contextos.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This