Peregrinação das crianças e seniores ao Santuário de Fátima

Peregrinação
Fátima
Igreja

Embora em dias distintos, as nossas crianças e seniores participaram na peregrinação ao Santuário de Fátima, como já é habitual acontecer todos os anos.

No dia 25 de maio, os mais pequenos puderam visitar este local sagrado e que tanta paz de espirito concede a quem o visita. As crianças dos vários equipamentos de Infância, distribuídas por seis autocarros, seguiram numa viagem bastante animada a cantar algumas das músicas que mais gostam. Ao chegarem a Fátima visitaram primeiramente a Igreja Paroquial de Fátima e dos Pastorinhos, onde o Padre José Pinheiro explicou aos presentes, pais e crianças a importância deste local e uniu a sua voz à das crianças em canções e orações dedicadas a Maria e aos Pastorinhos.

Todos os “pequenos peregrinos” tiveram ainda a possibilidade de tocar e pedir um desejo na pia batismal onde foram batizados os três pastorinhos de Fátima, constituindo um bonito momento de fé e partilha entre todos.

Depois de um descontraído e delicioso almoço piquenique, a visita foi feita à Capelinha, onde duas crianças de cada um dos equipamentos ofertaram Nossa Senhora com flores realizadas em todas as salas. Outro local visitado foi a Santíssima Trindade, onde foi prestado um momento de silêncio realizado por todos os grupos.

Para muitas crianças esta foi a primeira visita ao Santuário de Fátima e para outras a possibilidade de ali regressarem e acompanhados pela luz de Nossa Senhora, todos os “pequenos peregrinos” regressaram a casa e levaram com eles esta experiência, mais um passo na sua caminhada espiritual que vão certamente recordar.

No dia 1 de junho, dia da criança, foi a vez dos nossos utentes seniores visitarem o Santuário de Fátima. Num clima de alegria, cerca de 61 utentes, das várias respostas sociais, muitos deles com mobilidade reduzida mas com muita vontade, partiram para esta viagem acompanhada de orações e com Maria no coração.

Ao chegarem a Fátima, um dos momentos altos foi a visita à Capelinha das Aparições, onde meditaram e rezaram os mistérios da dor da vida de Cristo e das suas próprias vidas. O grupo de utentes, colaboradores e voluntários participaram na recitação do terço e na Celebração Eucarística.

O almoço realizou-se na Casa das Irmãs Dominicanas e, à tarde, um dos momentos que muito entusiasmou os nossos idosos foi a “hora das compras”, de visitarem as lojas típicas e artesanais e trazerem recordações para os amigos e familiares. Chegaram cansados mas com o coração a transbordar de amor e o desejo de lá voltar.

Com Nossa Senhora somos convidados a percorrer um “caminho que levará a grandes aventuras na fé, na esperança e no amor… seja qual for a idade!”