Procissão de São João e Arraial da Infância trouxeram mais um ano de festa à comunidade

JUNHO, 2018

Festas S.João
Infância
Almada

Nos dias 23 e 24 de junho, a Paroquia da Cova da Piedade, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e toda a comunidade celebraram mais um ano as Festas de São João Batista. Uma festa que renova a fé e devoção dos fiéis e que, ao mesmo tempo, marca com alegria o fim de mais um ano letivo para as crianças dos vários equipamentos de Infância da nossa Instituição.

A procissão em honra de São João Batista representa um dos momentos importantes da iniciativa. Como já é habitual, todos os anos, a imagem de São João Batista parte da Igreja de São Tiago, em Almada, para pernoitar na Capela da Ramalha, na Cova da Piedade. Na sua chegada, os paroquianos acolhem a imagem do patrono da cidade e reza-se a oração de Vésperas.

Chegada da Imagem de São João Batista à Capela da Ramalha, Oração de Vésperas

Assim aconteceu no passado dia 23 de junho, na Capela da Ramalha, onde os fiéis aguardaram a chegada da imagem de São João Batista. O sino anunciou a sua chegada, acompanhado de todo um cortejo cerimonial, ao som da banda Filarmónica da Academia Incrível Almadense.

Na procissão estiveram representadas as paróquias do Pragal, Feijó-Laranjeiro, Cova da Piedade e Almada, estas duas últimas organizadoras desta festa. Nas palavras do Padre José Pinheiro, esta procissão representa um grande sinal de fé do povo de Almada “este é um sinal que nos ajuda a crescer na esperança de que a fé prevalece, que a nossa Cidade continua com as suas raízes cristãs bem asseguradas”, considera o mesmo.

No seu discurso, o nosso Pároco da Cova da Piedade, deixou ainda palavras de agradecimento a todos os que estiveram presentes na cerimónia religiosa, destacando a importância desta festa em honra do padroeiro da Cidade de Almada, que é celebrada com muita alegria no seio da comunidade católica. No final, convidou todos a participarem no Arraial de Final de ano, organizado pelo Centro Paroquial e seus colaboradores, destinado a todas as crianças, suas famílias e comunidade.

“Marcha da Amizade” foi com este tema que as crianças dos cinco equipamentos de Infância da nossa Instituição apresentaram as coreografias das marchas às famílias. A marchar com alegria e amizade no coração, proporcionaram um dos momentos mais esperados e animados da noite.

O bailarico continuou ao som do conjunto musical de Ricardo Batista que animou todos com as tradicionais músicas populares, juntando-se a este ambiente de festa os deliciosos petiscos, a quermesse, uma carrinha de gelados e, claro, o perfume dos majericos! Foi uma noite de festa, tradição e muita alegria.

As Festas terminaram no dia 24 de junho com a Missa Solene, em honra de São João Batista, na Quinta de São João da Ramalha, a cerimónia, presidida pelo Padre José Pinheiro, foi concelebrada pelos padres Afonso Liberal e Marco da Silva Luís, Pároco de Almada. O Diácono Fernando Magalhães, Diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, serviu ao altar. Na homilia, o Padre Afonso Liberal realçou a importância do dia por celebrar-se o nascimento de São João Batista “aquele que preparou o caminho para Jesus”, destacando também o exemplo da sua humildade.

Foi assim cumprido mais um ano de tradição, no próximo ano aguardamos por mais uma “visita” do nosso São João Batista.