212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

O cumprir da tradição – Procissão 2019 em honra de São João Batista

24

JUNHO, 2019

Instituição
Comunidade
Procissão
Ramalha
São João da Ramalha

Anualmente repete-se uma das mais importantes e antigas tradições de Almada: a procissão em honra de São João Batista, realizada a 23 e 24 de junho entre as Paróquias da Cova da Piedade e a de Almada.

Em véspera de dia de São João, a imagem do padroeiro partiu da Igreja de São Tiago em Almada e desceu em procissão, presidida pelo pároco de Almada Padre Marco Luís e pelo pároco da Cova da Piedade, Padre José Pinheiro, até à Capela da Ramalha onde pernoitou. Este ano, o percurso foi acompanhado pela banda Filarmónica da Academia Incrível Almadense.

No final do trajeto alguns paroquianos aguardavam a sua chegada, que é tradicionalmente antecedida pelo toque vigoroso dos sinos da capela. Antes da oração de Vésperas, o Padre José Pinheiro dirigiu-se aos presentes agradecendo a presença de todos, a qual é fruto da fé do povo de Almada naquele que é o seu Santo Padroeiro.

As demonstrações de devoção continuaram até as 23h00, com a presença de vários grupos paroquiais em contemplação a São João.

Na tarde de 24, e sobre um ambiente agradável e ameno realizou-se uma missa campal no exterior da Casa Senhorial da Ramalha, presidida pelo Padre José Pinheiro e concelebrada pelos Padres Afonso Liberal e Marco Luís (Pároco de Almada).

Na homilia, o Padre José Pinheiro falou de conversão e do exemplo de humildade de São João Batista na forma como iniciou a instrução dos homens e os preparou para o batismo e para a chegada de Jesus, Aquele que vem tirar o pecado do mundo.

De regresso a Almada, a procissão decorreu conforme a véspera, acompanhada pela Banda da Academia Incrível Almadense e ao toque dos sinos da nossa Capela sempre ladeada por devotos a São João.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This