Procissão das Velas na Romeira – Apesar da chuva, iluminam-se as ruas com luz e fé

OUTUBRO, 2019

Procissão
Nsa Sra. Fátima
Cova da Piedade

A nossa Paróquia da Cova da Piedade organiza no aniversário da última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima, dia 13 outubro, uma procissão a que o nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro (nos seus trabalhadores, voluntários e Direção) se junta todos os anos de uma forma muito especial, pois o percurso leva-nos ao Equipamento da Romeira.

Num percurso de fé e devoção, iluminados pela força de vontade de cada Paroquiano, a procissão tem início na Igreja Matriz da Cova da Piedade, prosseguindo depois pelas ruas da Romeira.

Este ano, estava prevista a realização da Celebração da Palavra no espaço contiguo à obra da Futura Residência Sénior, Residência Nossa Senhora da Piedade, mas os planos foram alterados devido às condições meteorológicas. A Procissão, que teve como som de fundo cânticos de louvor entoados pelo Pe Afonso, teve alteração no seu percurso, sendo encurtada e regressando mais cedo para a Igreja Matriz a fim de ser realizada a Celebração da Palavra.

No retorno, apesar de molhados, os paroquianos não esmoreceram a sua vontade e em comunhão ouviram as palavras do Pároco Pe. José Pinheiro que considerou a chuva que caía uma bênção, não só para o bem-estar geral do nosso país, mas também por se transformar numa prova de fé e perseverança daqueles que nessa noite decidiram iluminar as ruas da Cova da Piedade e o lugar da Romeira com as suas velas.

Houve ainda espaço durante a homilia para agradecer a todos os grupos paroquiais que estavam presentes e para falar do desejo de crescimento da nossa Instituição, Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, que tem em curso duas obras muito importantes na Romeira, a Residência para a população sénior, referida anteriormente e o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e lar, para os jovens com deficiência que irá localizar-se no edifício do anterior “Jardim Infantil da Romeira. Mais que tudo, estas obras pretendem responder às necessidades da população.