212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Projetos na área da deficiência, no Concelho de Almada, foram apresentados por várias Instituições

22

NOVEMBRO, 2017

Deficiência
Workshop
Instituição
Almada

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que ocorre no dia 3 de dezembro, a Câmara Municipal de Almada (CMA), juntamente com outros parceiros, organiza durante o mês de novembro e dezembro diversas iniciativas e encontros de modo a motivar e mobilizar a comunidade para uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência.

Nesse intuito, foi promovido pela Rede Social de Almada um workshop na Biblioteca José Saramago, no Feijó, destinado à participação de várias Instituições e Associações do distrito de Setúbal, tendo como tema “Respostas e Recursos locais para pessoas com deficiência: do diagnóstico às boas práticas”. No encontro foram apresentados projetos e candidaturas institucionais sobre o tema em questão face às carências e necessidades no concelho de Almada, onde técnicos e gestores das Instituições partilharam os seus objetivos de trabalho e intervenção nesta área através de uma troca de informações e estratégias com vista ao alargamento e qualificação das respostas sociais.

A Diretora do Departamento de Intervenção Social e Habitação da CMA, Dra. Ana Gameiro, esteve presente no workshop e, em entrevista, afirmou que esta “é uma área com poucas respostas” na península de Setúbal, tornando-se necessário serem criados “canais de comunicação e de acessibilidade à informação, aos meios de formação, à integração e à empregabilidade em termos gerais…” para as pessoas com deficiência.

Os projetos foram apresentados pelas Instituições participantes mostrando o que desenvolvem, a sua posição perante a problemática e o que acham que pode ser feito. Ana Gameiro considera importante as Instituições unirem-se e partilharem as suas perspetivas de intervenção, tal como aconteceu neste encontro “há a preocupação de sairmos da nossa zona de conforto, de darmos visibilidade a projetos diferentes onde todos são parte integrante do processo e da solução” e que a criação de redes e parcerias é fundamental neste processo.

A nossa Instituição esteve presente na iniciativa como uma das entidades convidadas a participar nesta partilha de ideias e inquietações sobre a problemática em questão, procurando mostrar também as suas preocupações com esta área e entender melhor as carências existentes nesta matéria através da troca de conhecimentos entre os oradores.

Para além da apresentação dos seus projetos e candidaturas, as Instituições tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o Diagnóstico Social realizado ao nível local na área da deficiência, um trabalho apresentado pelo sociólogo Dr. Orlando Garcia.

“As pessoas com deficiência constituem um grupo em risco severo de discriminação e de exclusão social” esta é uma realidade que urgentemente precisa ser combatida. Encontros como este, entre entidades, bem como os seus projetos, constituem um passo importante para se atuar nesse sentido e alcançar-se o objetivo crucial desta área: a integração ativa das pessoas com deficiência na comunidade e ajudá-las a conquistar uma vida autónoma.

 

 

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?


Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição
O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.
Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This