212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Quando a fisioterapia é mais que exercitar o corpo

19

JULHO, 2019

Fisioterapia
Sénior
Casa de São Paulo
Residência Nsa Sra Esperança
Estagios

No âmbito de três estágios curriculares finais da Licenciatura em Fisioterapia da Universidade Egas Moniz, foram realizadas nas nossas duas Residências algumas iniciativas para promover a mobilidade, funcionalidade e independência dos seniores assim como, na Casa de São Paulo uma iniciativa para os trabalhadores com vista à promoção da qualidade de vida no local de trabalho.

Desde sempre, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, abre as suas portas e no âmbito de vários protocolos com Universidades e Escolas Secundárias do Concelho, recebe anualmente estágios de diferentes áreas. Durante o tempo que passam junto de nós, cada estagiário coloca em prática os conteúdos aprendidos nos anos de curso e recebe de nós, a experiência resultante de anos de serviço em prol da sociedade. Procuramos ainda, quando possível, que se desafiem a si mesmo e aos próprios objetivos de estágio, mas acima de tudo, que o seu contributo seja uma mais valia para os nossos utentes e trabalhadores.

Sob esta premissa, os três estagiários desenvolveram novos conceitos de atividades adaptadas à realidade de cada um dos Equipamentos e às características dos séniores.

Ações em destaque: Fisioterapia em Movimento

Em São Paulo, foram dinamizadas sessões que diferiram das habitualmente concretizadas na Casa pela fisioterapeuta permanente.

Uma “gincana de mobilidade”, organizada em diferentes estações espalhadas por vários dos espaços comuns da casa, contou com a participação de todos os residentes, independentemente da sua condição física, já que os exercícios foram adaptados. Num outro dia foi levado a cabo um “treino de marcha” no exterior, mesmo para os residentes que dependem de ajudas técnicas de mobilidade.

Na Residência Nossa Senhora da Esperança, e após avaliação dos interesses e capacidades físicas dos residentes e utentes de Centro de Dia, foi desenvolvido um “Programa de exercícios de exterior”, em formato de “Circuito físico adaptado a seniores” com vista a ser executado de forma independente pelos próprios utentes. Ou seja, uma iniciativa que após explicação inicial se pretende continuada no tempo e executada pelos próprios utentes.

 

Em ambas as Residências, as habituais aulas de movimento (exercícios de estimulação cognitiva, fortalecimento, alongamento e relaxamento) ganharam também outro fôlego, ao serem dinamizadas por pessoas diferentes e por trazerem pequenas inovações naturais a quem está em contato com o meio académico, como seja o caso dos estudantes universitários.

Programa de Ginástica Laboral

Com o apoio da fisioterapeuta permanente, o estagiário da Casa de São Paulo organizou um programa de atividade física laboral para todos os trabalhadores deste espaço.

No trabalho com pessoas dependentes as posturas físicas incorretas e as zonas de esforço mal distribuídas pelo corpo podem em conjunto, originar lesões musculo-esqueléticas. A consciência e aplicação de uma boa postura corporal adaptada a cada etapa do trabalho ajuda a prevenir e a diminuir eventuais lesões, promovendo saúde e qualidade de vida, segundo indicadores da Organização Mundial de Saúde.

Este programa combinou, um conjunto de variados exercícios realizados em grupo, como alongamentos, fortalecimento postural, auto-massagem, relaxamento e exercícios propriocetivos (consciência do corpo).

No fim, ficou o desafio para todos realizarem diariamente, durante 12 a 15 minutos, este esquema de exercícios, como forma de prevenir lesões e promover a saúde e bem-estar.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This