212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Martinho e a sua tradição foi festejada nos nossos Equipamentos

11

NOVEMBRO, 2019

Infância
Sénior
São Martinho
Equipamentos
Actividade

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa. Em Portugal, inclusive é tradição fazer-se um grande magusto, tradição que foi realizada nos nossos vários Equipamentos.

Os seniores da Residência Nossa Senhora da Esperança promoveram o Baile da Castanha. Com decoração do espaço a rigor, incluindo um maravilhoso painel alusivo, pintado à mão pelo artista (e nosso monitor da Cultura Aberta) João Moreira, e com música a tocar, todos dançaram numa tarde diferente e bastante animada. No final, foram surpreendidos como uma Pinhata em forma de castanha, que depois de quebrada escondia uma surpresa… A diversão foi garantida! 

Já os meninos dos nossos Equipamentos quiseram fazer a típica Feira de S. Martinho:

A Creche e Jardim da Infância da Ramalha, por exemplo, fez a abertura da mesma com músicas alusivas ao Santo. Primeiramente, foram as salas de creche a apresentar uma música bem animada e cheia de ritmo e depois, as salas de pré-escolar a cantaram e a coreografaram duas músicas sobre as castanhas e sobre o dia 11 de novembro. Recheou-se a Feira com a venda de diferentes produtos da época: castanhas, bebidas, bolos e diferentes compotas, frutos e legumes do Outono, salgados, pão com chouriço e uma feira alfarrabista de livros. Algumas crianças puderam pôr a “mão na massa” e fizeram pão com chouriço, bolinhas de salame e bolinhos de coco. Foi efetivamente, uma feira com uma grande adesão por parte dos pais, com seu momento auge na apresentação musical das crianças.

O Bairro realizou também, a tradicional Feira de São Martinho, ao som da boa música portuguesa, com produtos confecionados pelas crianças nas salas. Não faltando os bolinhos secos de canela, limão, batata-doce, aveia e mel, entre outros. Nos salgados, o caldo verde e o pão com chouriço e claro, a castanha assada.

O Renascer, à semelhança dos outros Equipamentos realizou uma Feira, distribuindo um cartucho de castanhas “quentinhas e boas” aos meninos e pais, assim como uma deliciosa sopa. Foi ainda, representada a Lenda da Sopa da Pedra com vestimentas típicas da época de outrora.

Já o Comunitário fez um grande Magusto, com castanhas para todos e um doce para confortar. E porque o saber não ocupa lugar, juntaram à festa a “Leitura”, promovendo a importância da mesma junto das crianças, pais, avós e amigos. Todos foram envolvidos em mais um momento de confraternização.

Quem foi então, S. Martinho? Que no dia 11 de novembro vem congregar todos em festa

São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu por volta do ano 316 na Hungria no seio de uma família pagã. À semelhança do pai, foi criado para seguir a carreira militar, tendo sido convocado para o exército romano com quinze anos, viajando por todo o Império Romano do Ocidente.

Foi nessa altura, ainda jovem, que Martinho descobriu o Cristianismo, e anos mais tarde, em 356, foi batizado, depois de ter abandonado o exército.

Tornou-se discípulo de Santo Hilário, que o ordenou como presbítero. Em seguida, Martinho regressou à sua cidade, onde veio a converter sua mãe. Ficou conhecido por milagres, atraindo multidões nas suas pregações. Em 371, foi ordenado bispo de Tours e fundou o Mosteiro de Marmoutier, onde viveu na reclusão. Morreu a 8 de novembro de 397 em Candes e foi sepultado a 11 de novembro em Tours, pelo que é celebrado liturgicamente neste dia. E na tradição popular acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho”, associado à conhecida lenda.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?

Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.

Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This