212 720 140 | 939 430 940 infor@cparoquial-covapiedade.pt

Séniores levaram a poesia até à Casa de São Paulo

16

NOVEMBRO, 2017

Poesia
Séniores
São Paulo
Intercâmbio
Atividade

Os utentes do centro de dia da Residência Nossa Senhora da Esperança visitaram a Casa de São Paulo e juntos partilharam um momento de poesia muito especial.

Neste intercâmbio poético, os séniores de ambas as residências tiveram a oportunidade de recordar e recitar poemas de vários autores da literatura portuguesa, Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Sofia de Mello Breyner, Augusto Gil, foram alguns dos escritores mencionados através das suas obras poéticas.

Esta é uma iniciativa que se procura sempre realizar com os séniores para que, além de participarem num momento cultural, possam sobretudo conviver e partilharem conhecimentos mutuamente.

A animadora Filipa Direito é uma das dinamizadoras destes intercâmbios poéticos que são realizados em várias alturas do ano com o objetivo de ser mantida a ligação entre os utentes das duas residências “receber os amigos da residência é sempre um momento muito esperado, a própria decoração da sala… há sempre uma grande envolvência” referiu a animadora sobre a forma como os mesmos encaram esta iniciativa que tanto os entusiasma “sentem-se valorizados e conseguem-se exprimir” acrescentou a animadora.

Para animar o evento, Luís Vaz de Camões, foi o convidado especial. Apareceu de surpresa e arrancou as risadas dos mais velhos que se alegraram muito com a presença desta personagem, caracterizada por Filipa Direito.

O ex-utente da Casa de São Paulo, Dr. Cláudio Rodrigues, foi também recordado através de um poema que o próprio escreveu dedicado à sua esposa, intitulado “morena”. O poema foi declamado na sessão poética que tornou a tarde dos nossos séniores diferente e muito bem passada.

Morena

Corpo moreno

Delgado

Queimada pelo sol

Cabelo negro

Solto ao vento

Pernas esguias, nervosas

De bailarina,

A morena caminha na praia

Junto ao mar.

 

Morena

De corpo delgado

Queimada pelo sol

Caminha na praia

À beira-mar.

E a espuma branca das ondas

Branca, muito branca

Vem docemente beijar

Os pés morenos

Da morena

Que caminha

Junto ao mar.

Deseja receber as nossas notícias ainda antes de serem publicadas?


Subscreva a nossa Newsletter.

A Instituição
O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma IPSS de matriz católica. Nasceu há mais de 40 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade, com o objectivo de responder às necessidades sociais existentes.
Newsletter

Siga-nos

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Newsletter

Gostava de acompanhar as notícias, eventos ou saber mais sobre a Instituição?
Subscreva a nossa Newsletter e receba no seu email todas as novidades.

Subscrição aceite, bem-vindo!

Share This