Uma semana na “Cultura Aberta”, descubra connosco!

FEVEREIRO, 2019

CulturAberta
Seniores

Mais de 30 atividades, 24 professores voluntários e cerca de 200 alunos inscritos fazem parte do projeto do Centro de Convívio da nossa Instituição – “Cultura Aberta”. O projeto existe há 8 anos e surgiu como uma forma de ocupar o tempo daqueles que deixam de exercer a sua atividade profissional mas que continuam em idade ativa e com vontade de manterem-se ocupados, úteis e “vivos” na sociedade.

Técnicas de Desenho e Pintura, Fotografia, História de Arte, Alemão, Informática, Estimulação Cognitiva, Fado, Atelier de Teares, Bordados e Tricô, Costura, Teatro,… São algumas das atividades intelectuais, culturais e físicas, nas mais diversas áreas, que fazem parte da “Cultura Aberta” e que os alunos podem usufruir ao longo do ano letivo.

Acompanhámos uma semana de atividades e descobrimos toda a dinâmica, boa disposição, partilha de conhecimentos e convívio que se pratica nestas aulas!

A Cultura do movimento

A semana começa com saudáveis caminhadas iniciadas no Parque da Paz, em Almada, através da atividade “Percursos Pedestres”. O grupo junta-se e através de “agradáveis” caminhadas percorrem fascinantes itinerários, procurando descobrir os encantos da natureza dentro da cidade. Uma aventura exploratória e, ao mesmo tempo, saudável.

Continuamos com a importância do movimento e de praticar desporto, na dança. Uma das atividades que mais entusiasma os nossos alunos é a aula de “Danças Latinas” onde libertam o corpo, energia e a alegria que sentem com a dança. As aulas são realizadas no Equipamento do Bairro, assim como, as aulas de “Ginástica de Manutenção”, outra das disciplinas da “Cultura Aberta” que obriga ao movimento para a manutenção do bem-estar físico.

Grupo de alunos na aula de Ginástica de Manutenção, no Equipamento do Bairro

A Cultura do intelecto e dos idiomas

A partilha de conhecimentos ao nível cultural, artístico, histórico, das línguas, entre outras áreas, acontece em diversas disciplinas.

Analisar uma obra de arte, saber mais sobre determinado artista, escultura, monumento, a época histórica a que pertencem… é o que acontece, por exemplo, em “História de Arte”.

Captar a essência de uma imagem, os pormenores como a luz, profundidade, enquadramento, entre outros conteúdos técnicos, são explicados e refletidos na aula de “Fotografia”.

O contacto e a adaptação com as novas tecnologias é o principal objetivo da disciplina de “Informática”, que motiva os alunos a quererem descobrir, experimentar e saber mais sobre as funcionalidades dos computadores e da internet.

Uma grande aposta nas atividades intelectuais são também as línguas, havendo três idiomas que os alunos podem aprender: “Francês”, “Inglês” e “Alemão”. Alguns têm a oportunidade de aprender, outros de aperfeiçoar os seus conhecimentos, sendo três disciplinas bastante úteis para os alunos que podem aplicar estas aprendizagens, por exemplo, em viagens.

A Cultura nas “mãos”

As mãos são uma importante ferramenta de trabalho em muitas das aulas da “Cultura Aberta”, pois levam à criação de trabalhos artísticos e artesanais únicos.

No “Atelier de Arte Cerâmica” dá-se “largas à imaginação” e criam-se painéis de azulejos, esculturas e quadros em barro, entre outros trabalhos, que apelam à criatividade e ao engenho dos alunos.

Nos “Ateliers de Tricô”, “Bordados”, “Costura” e “Arraiolos” surgem bonitas peças artesanais, criadas com muito empenho, dedicação e criatividade. Mantêm-se vivas as tradições e dá-se continuidade a um trabalho antigo que tem vindo a passar de geração em geração.

Os trabalhos criados podem ter várias finalidades, podem ser para benefício próprio ou mesmo para serem oferecidos a familiares e amigos, tornando-se também um grande incentivo.

A Cultura na música

O talento na música é aperfeiçoado e, por vezes, até descoberto nas aulas do “Fado”, “Viola” e na “Tuna Sol & Dó”.

Através da voz e dos instrumentos musicais, a música tradicional portuguesa faz-se ouvir nestas aulas. O objetivo, além de aprenderem e aperfeiçoarem conhecimentos, é também os grupos ensaiarem para os eventos que, muitas vezes, são convidados a participar pela Instituição, onde têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho e talento.

A Cultura fora das nossas portas

Além do contexto de aulas, ao longo do ano letivo, a Instituição promove passeios coletivos, onde se reúnem professores e alunos de todas as disciplinas. São assim realizados passeios de norte a sul do país para se descobrir os “encantos” das nossas cidades, nos quais, é também possível testar conhecimentos adquiridos.

Como habitual temos ainda as “saídas convívio” onde, em grupo organizado, os nossos alunos vão assistir a concertos, teatros e outros espetáculos nas mais emblemáticas salas da área metropolitana de Lisboa.

Estas são apenas algumas das muitas aulas existentes, possibilitando um programa vasto e diversificado de atividades. Em todas elas, nota-se a interação entre grupos, a boa disposição e a alegria que sentem ao fazerem algo que os entusiasma e mantém vivas as suas capacidades.